11 de mai. de 2008

Pará ganhará projeto internacional de extração de biodiese a partir do dendê

Dois empresários franceses, Jeróme Braco e Bertrande Bosne, da companhia de investimentos Ecotre, visitam Castanhal ne ste sábado (10) para iniciar projetos sustentáveis de extração de biodiesel a partir de óleo de dendê, com a mesma tecnologia utilizada com a beterraba, na Europa.

Nos próximos dez anos, cerca de 30.000 hectares da oleaginosa serão plantadas em solo paraense. Usinas próximas às áreas plantadas, em Castanhal, beneficiarão o dendê para extrair o combustível.

Como o projeto prevê a utilização somente de áreas degradadas, na fase inicial, de dois anos, a Ecotre fará, em uma área de 1.000 hectares, também em Castanhal, testes de melhoramento de solo com fertilizantes não-químicos, técnica inovadora no Brasil.

"Iniciativas como estas são duplamente benéficas porque, além de recuperar áreas já degradadas, resultam em produtos sustentáveis, como a energia dos biocombustíveis", afirmou André Navarro, consultor que acompanha o grupo.

A empresa também pretende consorciar o cultivo do dendê com plantas fibrosas, com a finalidade de produzir matérias - pri mas para eco-construções.

Durante a visita ao Pará, os franceses também visitaram áreas degradadas em Moju, Tailândia e Castanhal, além da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa).

Nenhum comentário: