31 de mai. de 2008


Sob um coro de crianças da etnia guarani, de uma comunidade do interior de Jacundá, e presenças de lideranças indígenas caiapó, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a governadora Ana Júlia Carepa e o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, lançaram simbolicamente nesta sexta-feira (30) o programa Um Bilhão de Árvores para a Amazônia, que será implementado por meio de políticas públicas desenvolvidas pelo governo do Estado e se propõe a ser o maior programa de restauração florestal do planeta.
A pequena comitiva foi integrada ainda por ministros que acompanhavam o presidente e pelos governadores do Acre, Binho Marques; do Amapá, Waldez Góes; de Roraima, José de Anchieta Júnior; do Mato Grosso, Blairo Maggi; do Maranhão, Jackson Lago; e do Tocantins, Marcelo Miranda.
As autoridades plantaram sementes de mogno e cedro, madeiras nobres da Amazônia, cobiçadas pelo seu alto valor no mercado. O presidente Lula recebeu uma semente das mãos da atriz Eunice Baía, que interpretou no cinema a personagem Tainá, uma índia defensora da floresta. Outras seis crianças, entre ribeirinha, afro-brasileira, pardo-branca e nissei, que representaram a diversidade cultural do Pará e da Amazônia, distribuíram sementes às demais autoridades.

Nenhum comentário: