26 de jun. de 2008

JAPÃO - O Governo do Estado do Pará homenageará a colônia nipônica no Estado em uma cerimônia oficial, a ser realizada no Theatro da Paz, no dia 30 de junho. Além dos discursos e das interpretações do Hino Estadual e dos Hinos Nacionais, o evento terá apresentações de música e danças típicas de ambas as culturas.

Do lado japonês, serão quatro shows: Hana Yagui Ryukoma, com dança individual; o grupo de dança oficial do Centenário da imigração, composto de 25 senhoras japonesas; Koto, com 10 instrumentistas de cítaras, e o Kondon, com apresentação de Taiko (tambores). O Pará será representado pelo coral "Vale Música", pela Banda da Polícia Militar e por grupo parafolclórico.

Os primeiros imigrantes (189 pessoas) chegaram a Bel ém em setembro de 1929, a bordo do Manila Maru, e logo fixaram residência no município de Tomé-Açu. Os colonos japoneses foram importantes ao desenvolvimento da agricultura no Estado e transformaram o Pará no maior produtor nacional de pimenta-do-reino. Em 1996, o Estado produziu mais de 12 mil, de um total de quase 17 mil toneladas de pimenta produzidas em todo o país.

Hoje, o Pará tem a terceira maior colônia nipônica do Brasil (atrás de São Paulo e Paraná), com cerca de 20 mil japoneses e/ou descendentes.

Nenhum comentário: