24 de jun. de 2008

Shows comemoram os 21 anos da Fonoteca do Centur

Uma programação de shows musicais vai comemorar, durante três dias, os 21 anos da Fonoteca Pública Satyro de Mello, localizada no 4º andar do Cent ur. Iniciando nesta quarta-feira (25), com apresentação do cantor paraense Alexandre Sousa, a programação prossegue na quinta-feira (26), dia do aniversário da Fonoteca, com o show do violonista Salomão Habib.
No dia 27, a Orquestra de Música Latina da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (Emufpa), encerrará a comemoração. As apresentações acontecem sempre às 16 horas, com entrada franca.
Dentro do projeto "Quarta às Quatro", o cantor e compositor Alexandre Sousa fará uma homenagem especial ao compositor e cantor carioca Chico Buarque, que completou 64 anos no último dia 19. Conhecido na noite paraense como um dos principais intérpretes da obra de Chico, desde 1990 Alexandre apresenta um show especial com músicas de Chico Buarque, sempre na data de aniversário do artista. Este ano, ele apresentou um show no Teatro Margarida Schivasappa, no Centur, com clássicos como "Vai Passar", "Samba do Grande Amor" e "Apesar de Você".
O compositor e violo nista paraense Salomão Habib é um dos mais premiados músicos do Estado, sempre apresentando um repertório que vai do erudito ao popular. Salomão é o anfitrião da programação, que ainda terá uma exposição de fotografias e acervo do espaço, aberta à visitação durante uma semana.
A Fonoteca tem um acervo de discos de vinil, CDs, fitas VHS e DVDs, com mais de 21 mil títulos. Todo o acervo é proveniente de doações. No setor de audiovisual, as fitas VHS estão sendo digitalizadas.
Criada em 26 de junho de 1987, a Fonoteca conta com instalações reformadas no ano passado, que incluem salão de exposição, auditório com capacidade para 60 pessoas, setor administrativo para catalogação do acervo e um espaço musical, onde artistas paraenses tocam e conversam com o público dentro do projeto "Quarta às Quatro".

Nenhum comentário: