6 de jul. de 2008

ADOREI O URUGUAI











PS: O país é muito mais bonito que estas fotos.



Montevideo, fundada pelos espanhóis como uma fortaleza militar, logo tirou vantagem de seu porto natural e tornou-se um importante centro comercial. Anexado pelo Brasil em 1821, como Província Cisplatina, adquiriu sua independência em 1828, sob o nome de República Oriental do Uruguai. De 1973 até 1985 foi governado por regime militar. O Uruguai é atualmente um dos países mais liberais e com melhores condições de trabalho da América do Sul.
Adorei Montevideu, uma cidade cidade com cara carioca, mas com um glamour europeu. No outono as árvores ficam lindas, existe uma árvore por habitante na cidade, acho que elas são o ponto alto da capital. Os parques são lindos e são muitos. Além de árvores e parques a cidade tem muitos monumentos.
A orla banhada pelo belo Rio Del Prata é o cartão postal da cidade. Tranquila e linda.
Por lá, os cassinos funcionam, comandados pelo Governo. No Uruguai quase não existe analfabetismo.
A cidade tem muitos prédios históricos, os bairros belas casas e mansões, tudo organizado e limpo, muito mais que na Argentina.
A música brasileira está em todos os lugares, nos táxis, nos bares, nas prateleiras. Se come bem por lá, basicamente carne. Estando lá não deixe de beber a cerveja Patrícia.
Vá ao mercado municipal, local de todos os cortes de carne. Passeie pelos calçadões do centro, entre nas galerias de arte. Aproveite que é mais barato ir ao Uruguai que ao Rio de Janeiro ao a Bahia.
Os campos são lindos e verdes, o povo é simpático, a beleza das folhas caindo das árvores é digna de cena de cinema.
Montevideu é uma cidade que eu moraria com certeza. É mais que isso, sabe aquela sensação que temos de querer morar em um local? Então, é assim com a capital, com todo o país na verdade.
Hoje 6 em 10 turistas são brasileiros. Por lá o dólar é quase uma moeda oficial, nos táxis, nos hotéis, nos restaurantes, em todo lugar é dólar.
A atmosfera do país da uma sensação de aconchego, de lugar conhecido.
As estradas são espetaculares, as fazendas lembam as do sul do Brasil, por la fica a sede do Mercosul e o Estádio Centenário, onde existe o Museu do Futebol, o aeroporto é moderno e os táxis estão caindo aos pedaços.
A violência é a menor na América Latina e a Record Internacional faz sucesso por lá.
Taí um lugar que quero voltar.

2 comentários:

Alan Lemos disse...

Uruguai, a "Suíça da América do Sul", alta qualidade de vida e alta renda per capita, país com clima confortável e baixos impostos.

Infelizmente passou a cobrar IRPF muito recentemente, economia sustentada no turismo e no agronegócio orientado para a exportação.

É isso aí, um dos lugares que mais sonho em conhecer na América do Sul.

Abraços

blog do bacana-marcelo marques disse...

Vá, vale a pena. Melhor, sou da opnião que até Acará vale a pena conheçer.