26 de jul. de 2008

De azul, mais linda ainda.


As margens do Senna, tendo ao fundo o gramado do Champ de Mars, a Torre Eiffel recebe 6 milhões de visitantes ao ano e é para a França o símbolo que a Estátua da Liberdade é para o EUA. Ao chegar, é de tirar o fôlego, linda, imponente, a impressão que se tem é de que não é de verdade.
Tem 324 metros de altura e 3 níveis e lá do alto uma vista verdadeiramente deslumbrante da bela cidade. Para subir, fila - quase tudo em Paris tem fila - e você pode escolher se vai de elevador ou de escada. No segundo nível o restaurante Jules Verne, mas para comer por lá, só com reserva.
Durante 40 anos ela foi o edifício mais alto do mundo e lá do alto em dia claro a gente pode chegar a observar até 75 km de distância. ´De lá dá para ver o Arc de Triomphe, o Palais de Chaillot, a Tour Montparnasse e Les Invalides, além do Senna e tudo mais que esta altura possibilita vislumbrar, afinal são 1665 degraus até o topo.
Construida em 1889 com 18 mil partes de metal e 2,5 milhões de rebites, por Gustave Eiffel que levantou-a em 2 anos, vencendo mais de 200 concorrentes no concurso que escolheu o projeto. Inclusive, curiosamente o projeto original previa sua demolição em 20 anos.
Algo tão grande - principalmente para a época - é claro que gerou paixões e ódios, mas a verdade é que ela foi ficando e consolidando seu lugar como um dos grandes monumentos mundiais.
A iluminação da torre é outra atração a parte. Atualmente ela ostenta o azul, cor da UE exercida atualmente pelo presidente francês. Junto a cor foram colocadas estrelas amarelas - da bandeirada União Européia. Esta foto aí é da torre que vi.
Para manter a belíssima iluminação, são necessárias 10 mil lâmpadas mais 350 holofotes.
Falar de Paris é ter de falar da torre, que está especial com a iluminação azul.

Nenhum comentário: