31 de jul. de 2008

Desabafo de diretor do jornal Correio do Pará, de Parauapebas

Na última edição do jornal Correio do Pará, veiculamos como matéria de capa a notícia que a candidata a prefeita do município de Parauapebas Isabel Mesquita, teria tido sua candidatura impugnada. A informação que publicamos foi totalmente colhida no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Por conta da matéria, a Juíza da 75ª Zona Eleitoral de Parauapebas, Eline Salgado Vieira, através de uma mandado judicial, ordenou de imediato o recolhimento de todos os jornais que haviam sido distribuídos e proibindo, sob pena de multa, a distribuição dos jornais na cidade. Entretanto, a Juíza não deu nenhuma justificativa para tal ato. O jornal Correio do Pará por entender que decisões judiciais devem ser cumpridas, fez exatamente o que foi pedido pela Juiza Eline. O que nos surpreendeu durante o fechamento desta edição, foi que outro meio de comunicação também veiculou uma nota a respeito da impugnação da candidatura de Isabel Mesquita.
O jornal O Liberal, Ano LXII - nº32.192 na edição do dia 31 de julho de 2008, na coluna Repórter 70, publicou a nota “Impugnada”, com o seguinte teor: “O primeiro julgamento de pedido de registro de candidatura para prefeito de Parauapebas foi julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o resultado não foi nada agradável. Não para Bel Mesquita (PMDB), candidata à prefeita na coligação ‘Para o bem de Parauapebas’. Ela foi impugnada na mais alta instância da Justiça Eleitoral e a notícia já provoca uma série de rumores sobre o rumo da disputa em uma das cidades com o maior PIB do Estado e vultosas somas de recursos para a administração municipal oriundos dos roayties minerais”.
O Correio do Pará quer saber: será que o pedido de recolhimento dos jornais também se estenderá ao O Liberal com tiragem aproximada de 50.000 jornais? Ou a justiça brasileira mostrará que tem dois pesos e duas medidas? Esperamos que as decisões judiciais sejam igualmente aplicadas a todos!
A Constituição Federal é uma só, tanto quanto a isonomia, onde todos somos iguais, quanto a liberdade de imprensa.

Flávio Sacramento
Diretor presidente do Jornal Correio do Pará

2 comentários:

Anônimo disse...

O jornal Correio do Pará é bancado pelo prefeito Darci. Daí que esse papo do dono do jornal é mais do que furado. Ele sabe que fez de sacanagem, ao anunciar em manchete, com direito a carimnbo de "IMPUGNADA' na cara da candidata, que a ex-prefeita Bel Mesquita estaria fora da disputa. Eu duvidodeodó que ele faça o mesmo, agora, com a decisão da juíza de indefirir o pedido de registro da candidatura do prefeito.

Unknown disse...

Estranho mesmo é o silêncio desse Blog sobre o INDEFERIMENTO da candidatura de Darci Lermen em Parauapebas. Darci não é mais candidato!