27 de jul. de 2008

Kassab usa máquina da prefeitura para tentar influir em pesquisa Datafolha
Publicidade
da Folha Online

E-mail obtido pela Folha mostra que Gilberto Kassab (DEM) acionou pessoalmente a máquina da prefeitura para tentar influir na última pesquisa Datafolha da eleição em São Paulo, na qual recuou dois pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, informa o "Painel" da Folha, editado por Renata Lo Prete (a íntegra do "Painel" está disponível apenas para assinantes do jornal e do UOL).
No e-mail, Kassab pede a 26 subprefeitos "ação" nos locais onde entrevistadores abordariam eleitores. O prefeito confirma ter mandado o e-mail, mas nega que o objetivo fosse melhorar seu desempenho; diz ter feito "ação preventiva" para "evitar maldades" de rivais.
Segundo o Datafolha, medidas de controle tornam impossível afetar os resultados; movimentos estranhos são notados e descartados.
À reportagem, Kassab afirmou que "de maneira nenhuma" agiu com o propósito de inflar seu desempenho na pesquisa Datafolha. "Se eu quisesse fazer isso", argumentou o prefeito, "não teria me portado de maneira tão franca e transparente".

Nenhum comentário: