22 de dez. de 2008

Lúcio Mauro bate em Ana e Dudu


Fui entrevistar Lúcio Mauro para o Bacana da TV. Por conta de um atraso, tivemos que ficar para assistir a peça, pois só depois dela poderíamos entrevistas os dois Lúcios.
Foi bom ter ficado. Pude ver o espetáculo, comico e emocionante ao mesmo tempo. Nele Lúcio lembra que foi no Teatro da Paz, "naquelas mesmas tábuas" que iniciou a carreira, quando tinha 14 anos.
Fala e lembra Belém o tempo todo, emociona, faz rir, mas o Pará é presença constante na peça.
A ideia do espetáculo teve início em uma internação de Lúcio pai. Alí, Lúcio filho percebeu que nunca tinha estado com seu pai em um palco, convidou 2 outros irmãos e no próprio hospital passou ao pai a intenção. Na mesma hora Lúcio Mauro foi contaminado pela expectativa, pelo novo, pelo desafio e acabou saindo do hospital e iniciando os ensaios.
Sucesso de público e crítica Lúcio 80-30 rodou o país todo mas no final, Lúcio pai lembra que seu sonho era chegar ao Pará com a montagem, e que finalmente estava em sua terra, no "teatro mais lindo do mundo".
Aí, lembra tristemente de Duciomar Costa e Ana Júlia Carepa. Ele lembra que tem 80 anos, é um ator nacionalmente conhecido, um divulgador deste estado e diz ser um absurdo nenhum dos dois governantes se dar ao trabalho de ir vê-lo.
Lúcio deixa claro saber da sua real importância as artes brasileiras e de seu posto de "embaixador" paraense pelo país.
Irritado, bate duro em Dudu e Ana dizendo que uma peça feita para comemorar seus 80 anos de vida e sua longa carreira deveria ter a presença na plateia do Prefeito e da Governadora, até como demonstração de incentivo ao artista, profissão tão difícil.
Mostra o camarote da governadora, dizendo que ali está o secretário de cultura, visivelmente constrangido.
E acaba o espetáculo com a frase; " - Mas não tem problema, o povo de meu estado, lugar onde quero ser enterrado, veio me ver, trouxe seu carinho, se eu pudesse desceria até a plateia para beijar cada um de vocês. Mas os Governantes não vieram. Tudo bem, vossas excelências passam, e eu continuarei sendo Lúcio Mauro e vocês o povo do Pará."
Mais de 4 minutos de aplausos com a platéia em pé.

Um comentário:

Unknown disse...

Proselitismo e falta de humildade.
Que já poderiam ser sido superados numa carreira tão longeva.
Dêem-lhe um copo de uísque que ele sossega.