27 de dez. de 2008

Morre Raul Ramos

O arquiteto Raul Ramos, um dos donos da Síntese Engenharia morreu ontem. Estava caminhando na esteira e teve um enfarte fulminante.
Raul é responsável por alguns dos edifícios mais bonitos de Belém. Eu sempre dizia, inclusive a ele, que gostaria de viver como Raul vivia.
Além de artista, Ramos tinha um tino comercial apurado e uma capacidade de localizar talentos impressionante. A estes talentos dava espaço em suas empresas e podia então viver uma vida mais, digamos, tranquila.
Raul tirava longas temporadas em alguma praia do país ou em alguma cidade do mundo para fazer literalmente nada. Ou melhor, ficar observando a vida, olhando o mundo, colhendo as ideias, planejando.
Foi um dos caras mais generosos para comigo. Generoso em palavras, em carinho, mas mão fechada.
As vezes aparecia, como do nada, depois de tempos desaparecido. Voltava de um refúgio, onde ultimamente também aproveitava para cuidar da saúde, debilitada a tempos.
No penúltimo papo, falou do encantamento pela filha pequena que tinha nascido, da vida que tinha de ser vivida contemplando o belo, contemplando o tempo.
Me chamou para ser seu sócio, para comprarmos a TV Rauland, de sua família. Também disse que queria ser deputado federal e "colocar ideias novas neste Congresso antigo e defasado".
Na última aparição, se propôs a fazer o próximo cenário do programa, assim, de pronto, sem sequer ser solicitado. Vocês e eu não teremos este presente.
Para mim, e ele sabia disso, era o melhor arquiteto de Belém, e seus traços trouxeram modernidade chic a esta cidade.
Eu também achava que Raul tinha uma vida maravilhosa, trabalhando pouco, contemplando mais. Maravilhosamente curta, morreu aos 48 anos caminhando, certamente contrariado por estar na tal da esteira, indicação médica.
Vou botar fogo na minha agora mesmo.

3 comentários:

Riozo disse...

A vida é cheia de surpresas, nem sempre tão belas.
Aprendemos a lidar com as dores sem que elas nos peçam licença.
Vão entrando sem dó,
Nos arrebentam o coração, dilaceram a alma.

Amigos, vêm e vão, mas saiba que os bons, ficam no nosso coração como tatuagens, marcas eternas.
Um dia vamos todos nos encontrar , e espero que até que isso aconteça, voce caminhe sempre comigo ao meu lado como um anjo protetor.
Amigo, irmão, companheiro, você foi, é e sempre será o nosso eterno amigo verdadeiro.
Obrigado por fazer parte de um pedaço d nossas vidas.

Riozo Yamada & Familia

REGINA RAMOS disse...

Vai minha gratidão pelo artigo, e pelos elogios aqui descritos para meu querido irmão. Ele realmente, mudou radicalmente a arquitetura da nossa pequena Belém, e vejo que ele conseguiu realmente fazer com que as pessoas entendessem a histõria linda que ele escreveu , sempre sem se preocupar em receber elogios ou homenagens, pois sabia com excelência que o trabalho se constroe com dignidade e competência. Ele falava em LIMPAR a CIDADE, fazer com que BELÉM fosse vista. Desde o início, de sua curta (que tristeza) temporada por aqui como arquiteto-do-bem, ele construiu torres sempre Brancas, com fachadas de vidros, e ainda apareceu quem o chamou de louco quando colocou vidro nas fachadas, e, agora, estão por ai todas as novas fachadas com vidros, transparências.... e assim vai. Fazia comentários simples como: o céu é o INFINTO, a PAZ, pra que c olocar cores para brigar com ele (o céu). As vezes, quando tinha o prazer de escutar ele falar de arquitetura, era lindo ver o olho, sempre muito vivo, dele brilhar ao falar com muito amor e entusiasmo sobre FAZER AS PESSOAS FELIZES. ISSO PARA ELE ERA A FELICIDADE. Desde o dia 25 ainda me enc ontro anestesiada pela dor de nunca mais poder abraçar meu amado irmão. Meu doce menino. Homem de carater. Sempre o melhor exemplo a dar. Com a melhor palavra para falar. Desde criança sempre muito responsãvel. Muito preocupado em construir torres. Sempre foi esse seu sonho. E MANO, você conseguiu! Espero que vocÊ esteja bem ao lado do nosso PAI, no seu CÉU tão AZUL, tão cheio de PAZ. MANO, eu sempre estarei ao teu lado. Te amando e admirando. E obrigada, por ter sido esse GRANDE E CARIDOSO homem.
Reginah Ramos - POR TODA A MINHA VIDA EU VOU TE AMAR.

REGINA RAMOS disse...

Vim aqui só pra dizer PARABÉNS MANO, o RAUL se estivesse aqui estaria hoje comemorando com certeza como ele adorava fazer todos os anos seu 49º aniversário. Obrigada PAPAI DO CÉU, por ter me permitido conviver 46 anos com essa pessoa super humana. TE AMO, TE AMO....RAUL. Meu coração é teu. Minhas lembranças são eternamente tuas. MEU MANINHO.