28 de jan. de 2009

Sobre viajar

Adoro viajar, talvez seja o que mais gosto de fazer. Faço a muito tempo, na época da dureza ia de trem, para qualquer buraco.
Este ano por exemplo tenho pretenção de ir a Nova Iorque e fazer Europa por Portugal, passando por Espanha, sul da França e terminando na Itália, além de ir ao Panamá e Costa Rica e de quebra Venezuela.
Agora me deu uma vontade doida de fazer as capitais do Perú, Colômbia, Bolívia e Equador. Até já mandei orçar, mas todas elas podem não ocorrer, aí vou me meter no Piauí, vou pra Natal, Maceió, sei lá, não faz muita diferença.
Ou seja, vou pra qualquer canto desde que tenha um quarto limpo, ar condicionado e chuveiro elétrico, que detesto água fria.
Com o tempo fui vendo que viajar depende muito menos do bolso e mais do gosto. Por exemplo, perto de Belém tem lugares maravilhosos para ir e onde se gasta pouco como o Marajó, Santarém, São Luiz e Manaus. Claro, já fui várias vezes a todas.
O bom de viajar é que conhecemos coisas novas, algumas chiques, outras simples mas isso não tem a menor importância pra mim, o importante é conhecer o que não conheço.
Por exemplo, agora fui para São Paulo, Rio e Mato Grosso do Sul, coisa rara, fui ver o que já tinha visto, me deu uma onda saudosista, mas isso é raro, normalmente vou ao desconhecido.
Já fiquei em hotéis 5 estrelas, em bangalôs com um banheiro para todos os hospedes, já comi caviar e ovo frito. Já fiz de tudo, de avião a trem, com pouca grana e com muito no bolso. Mas o importante é viajar e conhecer coisas novas, e conhecer coisas novas em quantidade, só mesmo pegando a estrada.

Nenhum comentário: