2 de fev. de 2009


O ESCOLHIDO


Fotógrafo paraense Luiz Braga é indicado para representar o Brasil na Bienal de Veneza

No mês de junho apenas dois artistas representarão o Brasil em mais uma edição da Bienal de Veneza. As indicações realizadas pelo curador Ivo Mesquita, responsável também pela 28ª Bienal de São Paulo, destacam da fotografia, o paraense Luiz Braga, e da pintura o alagoano Delson Uchoa.

Luiz Braga atua como fotógrafo profissional desde 1975. Ao longo da carreira realizou significativos trabalhos em preto-e-branco, como A Margem do Olhar, com o qual ganhou o prêmio Marc Ferrez, concedido pelo Instituto Nacional da Fotografia da Funarte.
Mas foi pelas cores vibrantes e pelo jogo de luzes que teve sua marca registrada, destaque para o ensaio No Olhar da Rua, exposto em 1984, no Centro Cultural São Paulo, e para as fotografias intituladas Anos Luz, expostas em 1992, no Museu de Arte de São Paulo.

A programação da Bienal de Veneza estará disponível ao público a partir de 7 de junho. Antes disso, no mês de abril, 25 imagens inéditas do fotógrafo paraense serão exibidas na Pinacoteca do Estado de São Paulo, em homenagem ao Ano da França no Brasil

Polêmica - Segundo apuração do jornal Folha de S.Paulo, a decisão de Ivo não agradou a todos os conselheiros da Fundação Bienal, que haviam indicado outros artistas para representar o país.

A FS Online conversou com Luiz Braga sobre suas expectativas para o evento.

Explique a importância de representar o Brasil na Bienal de Veneza.
O melhor reconhecimento é aquele que vem sem que se espere e representar o Brasil reforça minha fé na fotografia e no meu território do olhar, que é impregnado de brasilidade.

O que mais lhe inspira em sua terra e se reflete em seu trabalho?
A luz e as cores que permeiam meu universo.

Quais imagens você gostaria que fossem selecionadas pelo curador Ivo Mesquita?
Tenho certeza que como um conhecedor de minha obra, Ivo saberá lançar novas luzes sobre ela.

Confira a entrevista de Luiz Braga sobre seu novo livro Crônica Fotográfica do Universo mágico no mercado Ver-o-Peso no Fotosite TV.

Por Fernanda Balieiro

Um comentário:

Anônimo disse...

Marcelo, uma rde gostosa e uma frieira bem tratada...