19 de abr. de 2009

A censura

Do ponto de vista da censura, o que ocorreu com o blog Quinta Emenda e os jornais Diário do Pará, O Liberal e Amazônia - a proibição de certas fotos nos cadernos policiais - é tudo igual. É tudo censura.
E aí eu me pergunto, mais é necessário ? No caso do Quinta, foi publicado ali um acompanhamento de um caso de acusação de pedofilia que todo mundo conhece, é público e notório.
No caso dos jornais, bom o cidadão pode reclamar se não gostar, não ler os cadernos ou simplesmente não comprar os jornais. E ponto final.
Os regimes ditatoriais censuram porque se acham donos de tudo e de todos. E a maior conquista da humanidade é a liberdade - a palavra mais linda da língua portuguesa e a que mais prezo em minha vida.
Então senhores juízes, não me venham dizer o que a imprensa pode ou não pode, os foros judiciais servem para isso, para que as pessoas que se sintam incomodadas ou prejudicadas recorram a seus direitos. Agora censurar é outra coisa, não tem nada a ver com isso, não é da alçada de juiz algum.
É por estas e outras que, definitivamente, este não é um país sério.
E acho eu, nunca será.

5 comentários:

Oswaldo Chaves disse...

Marcelo,
Não é tão simples assim "basta não comprar!!!" Os jornais têm compromisso com a formação intelectual do cidadão e por estar ao acesso das calasses mais pobres acaba por influenciar sobremaneira nessa formação.
Além do mais, como controla o acesso dessas infromações a crianças e adolescentes, que não estão preparados para digerir esse lixo podre da imprensa.
Entendo sua "preocupação" com o veículo que trabalha, mas por favor: "MENOS!!!!!!!!!"
Oswaldo Chaves
Administrador

Anônimo disse...

Marcelo: Uma aula de cidadania o que consta no Blog Espaço abeto sobre esta aberração da justiça. Todos deveriam copiar estas peças para que todos tenham conhecimento o que representa a censura!

blog do bacana-marcelo marques disse...

Oswaldo, é simples assim. E não tem nada com o fato de onde trabalho.
Temos internet, jornais no estado, no país, no mundo, tvs, rádios, revistas, então é só não ler, é só não comprar, ou é comprar e não concordar e reclamar com o jornal e escolher o que se quer ler, tem inclusive muitos meios de comunicação gratuitos.
O resto Oswaldo, é censura. E fim de papo.

Anônimo disse...

Coisa normal de acontecer num país em que até é possível ingressar em mestrado de universidade pública sendo que a prova é secreta, na banca só tem compadres do reitor e o candidato é puxa-saco do reitor

Anônimo disse...

Oswaldo: A unica coisa que fazemos forçado é pagar impostos! Censura é censura e como tal não deve existir. Cada um é que faça a sua censura, ser censurado por Juizes e Desembargadores é que não pode acontecer. O tempo da censura éra o tempo da ditadura e este tempo já passou.