31 de mai. de 2009

"Ana tem de rezar para Maria ser reconduzida a prefeitura de Santarém. Senão ela pode se viabilizar dentro do PT para o Governo."



Foi o que escutei semana passada de um líder do PT. E quando perguntei a João Batista, presidente do partido sobre esta hipótese, a resposta dele foi;
" - Não queremos isso, queremos um acerto com o PMDB, se tiraram a saúde que dêem algo em troca. A preferência nacional do partido e de Lula é a aliança com o PMDB. Mas no Rio Grande do Sul isso já aconteceu, tínhamos um governador do PT que podia tentar a reeleição mas outro canditado pleiteou a vaga na convenção e acabou levando, mas não queremos que isso se repita aqui".
Aí fui falar com um militante de 24 anos de PT, homem que ocupou cargos, esteve ao lado de quase todas as estrelas vermelhas no estado e no País e contei o relato de Batista, ele então me disse; " - O PT é diferente de outros partidos, no PMDB do Pará quem manda por exemplo é o Jader, o que ele decidir o partido segue mas no PT não é assim, 80% dos filiados estão nas mãos de outras tendências, da direção estadual do partido. Então, teoricamente, eles tem a maioria e podem sim levar a escolha do candidato ao Governo do Estado em 2010 para a convenção e aí se candidata quem quiser, e quem tiver mais força leva."
Perguntei então; - Mesmo o partido já tendo Governadora do Estado, com direito a reeleição ?
"- Mesmo assim, ela não tem o controle do partido, tem minoria de filiados, tem de se submeter a uma convenção e de preferência como nome único, de consenso, senão nem Cristo sabe o que pode virar."
Bom, dizem que o PT é assim. Talvez justamente por isso o Governo comece a arrumar a casa depois do pito da direção estadual do partido. Pito este que foi ordem da direção nacional do PT e de Luiz Inácio Lula da Silva.
Não parece coisa de ficção científica ? Pois é, no PT é assim caros e caras.
A seguir, cenas do próximo capítulo.

2 comentários:

Anônimo disse...

A situação do nucleo duro do governo estadual dentro da DS não esta nada confortavel. Inclusive para governadora Ana Júlia.

A militancia não esta aceitando mais as imposições do nucleo que detem o comando da maquina estadual. A começar pela possivel candidatura a deputado federal de Claudio Puty(casa civil). A leitura da militancia é que não seria justo alijar as candidaturas de militantes historicos da DS e do PT em detrimento de candidaturas como de Claudio Puty.

Para ter ideia da situação basta analisar os resultados das conferencias da DS realizadas nos distritos de Belém por toda essa semana que passou.Nessas conferencias foram escolhidos os delegados que terão voto na conferencia estadual da DS para decidir as candidaturas da tendencia a deputado estadual e federal.


O nucleo do governo so conseguiu eleger delegados compondo chapa.


Os nomes pautados pela militancia para contrapor as vontades pessoais do palacio dos despachos seriam Edilson Moura,Edilza Fontes,Charles Alcântara para deputados estaduais e Suely Oliveira deputada federal.

Anônimo disse...

O PT deveria apresentar o nome de Maria do Carmo(ex-prefeita de Santarem)na convenção estadual do PT para disputar cim Ana o indicativo para concorrer ao governo do estado.Tenho certeza que Maria teria o nome referendado,Inclusive pela maioria da turma da DS.