16 de jun. de 2009

" A ESPERTEZA POR MAIS TENTADORA QUE SEJA NÃO SE IGUALA A SABEDORIA" Simão Jatene, em entrevista ao blog


O blog acaba de falar com o ex Governador Simão Jatene. Uma conversa longa, onde colhemos algumas informações importantes. Leia;

SOBRE O JANTAR DE ONTEM NA CASA DE JOSÉ MEGALE
"- Eu estava lá como convidado, mas fiquei profundamente feliz com a demonstração de carinho e respeito da bancada estadual e federal do partido. Veja só, temos 10 deputados estaduais no PSDB e todos estavam lá e 2 dos 3 deputados federais também".

SOBRE O APOIO DO PSDB A SUA CANDIDATURA AO GOVERNO EM 2010
"- Eu quero sempre reafirmar o sentido coletivo, a decisão do partido é que conta. Ninguém é candidato de si mesmo, acredito e sempre acreditei em projetos coletivos".

SOBRE O NOME DO PSDB PARA DISPUTAR UMA VAGA NO TCE
"- Esse negócio de que o Pioneiro perdeu a vaga dentro da bancada, não é verdade. Na verdade houve um entendimento entre ele e o André, Pioneiro abriu mão da candidatura em favor de um colega de partido".

SOBRE UMA POSSÍVEL ALIANÇA COM O PMDB
"-Mais de uma vez falei com Jader, sobre os interesses do estado, sobre a posição das bancadas do PMDB e PSDB na Alepa. Claro que queremos o PMDB como aliados, acho que a base do partido quer, sinto isso com os amigos que tenho dentro do PMDB e se manifestam favorável a esta aliança, agora o Jader tem o seu estilo de liderar e este estilo é muito discreto, mas de minha parte vamos nos esforçar para ter o PMDB conosco.

SOBRE PROBLEMAS COM O PMDB NA ÉPOCA QUE GOVERNAVA O ESTADO
"-Quem era nosso lider na Alepa? O Bira Barbosa, do PMDB. Não tivemos grandes problemas, temos laços importantes com o PMDB."

SOBRE A POSSIBILIDADE DO PSDB ABRIR MÃO DE UMA CANDIDATURA AO SENADO, EM FAVORECIMENTO AO PMDB.
"- Olha, a PSDB tem um senador que é candidato natural e vai tentar a reeleição, tem todo o direito de querer isso. Então a vaga é dele. Agora, política muda muito e só quem tem direito de abrir mão da vaga de senador é o próprio senador Flexa".


SOBRE O CANDIDATO DO PSDB A PRESIDENTE EM 2010.
"- Acho que o candidato será o Serra pelo simples fato de ser um político mais conhecido e estar em melhor posição nas pesquisas eleitorais."

SOBRE UMA ALIANÇA COM O DEM
"- Temos tantos desafios neste estado, uma pessoa com o mínimo de responsabilidade sabe que ninguém, nenhuma força política ou partido pode governar sozinho. Então estamos falando com o DEM e vamos falar com vários outros partidos para tentar compor um leque abrangente."

SOBRE VALÉRIA PIRES FRANCO COMO VICE
"- Mas se nem os candidatos ao Governo estão definidos, que dirá do vice.

SOBRE A ENTREVISTA DE ALMIR GABRIEL AO DIÁRIO DO PARÁ
"- Não vou negar que fico triste, mas acho que a avaliação de Gabriel é equivocada e injusta mas acho que todos tem o direito a sua opnião. Tenho o maior respeito pelo Gabriel, reconhecimento pelo seu trabalho e sua liderança. Porque deixei de ser candidato a reeleição para dar lugar a ele ? Porque entendo e entendi na época que o melhor é sempre o projeto coletivo, não o individual e naquele momento tinha certeza que Almir poderia fazer muito por este estado, como aliás fez em seus dois governos".

SOBRE O MODO DE FAZER POLÍTICA
"- Não tenho problema com as diferenças, com as disputas, só não faço política com raiva, com ódio, pensando só em meu desejo. Acho que devemos pensar no estado que está em uma região amazônica que representa quase a metade do país mas tem apenas 8% do PIB com 12% da população nacional, um estado cheio de problemas, que por mais que se faça sempre terá muito ainda para ser feito.
Quer ver um exemplo, quando eu era governador, se fosse outro, mandava inaugurar uma parte do Hangar, colocava placa, fazia festa, mas não acho certo, entregamos o Hangar 90% pronto, mas não estava 100%, então acho que temos de ter responsabilidade, acho que política se faz assim.
Fizemos muito, mas muito mais tem de ser feito. O que me eu gosto na política é a possibilidade de poder fazer, isso que me atrai, me estimula".

SOBRE O PSDB NA OPOSIÇÃO
"- Não trabalhamos na oposição para fazer a destruição."

SOBRE O SENTIMENTO DAS RUAS
"- O sentimento que tenho é de frustração coletiva. Veja bem, quando ando nas ruas, sem segurança e sem motorista, sou bem recebido, as pessoas me tratam muito bem, acho que tem uma avaliação positiva do nosso governo.

SOBRE A DISPUTA DA VAGA DE CANDIDATO AO GOVERNO COM MÁRIO COUTO
"- Ninguém pode falar que não abri mão, abri mão de uma candidatura a reeleição. Agora, se o partido, o coletivo estiver com ele, tudo bem, não tenho nem o que discutir. Mas estou e sempre estarei aberto ao entendimento, temos de ver com quem está o partido, para que lado estão as lideranças. Faça uma pesquisa, avalie e me diga."

SOBRE O GOVERNO ANA JÚLIA
"- A mudança pela mudança dá no que deu. Veja bem, você lembra do caso da Santa Casa ? Porque aconteceu aquilo ? Quando estávamos no governo tínhamos um programa chamado Médico 24 Horas com repasse de recursos para as prefeituras pagarem estes médicos que atendiam lá em seus municípios, tínhamos um programa de transferência de medicamentos para as cidades, ou seja, isso fazia com que não viessem tantas pessoas para serem atendidas na capital, não era preciso, só em último caso. Começamos a fazer os hospitais regionais, tudo isso evitava esse inchaço na Santa Casa e consequentemente estes problemas. Mas terminaram com os projetos, deu no que deu. Acho que alguns projetos que beneficiam a população nenhum governante tem o direito de encerrar.
Agora, compare os índices de nosso governo, veja os números, veja as realizações, os serviços, os projetos, compare."

SOBRE SE IRÁ AO CASAMENTO DE MÁRIO COUTO
" - Rs Rs Rs. Ainda não sei."

22 comentários:

Anônimo disse...

Não há ninguém, eu disse ninguém no Estado do Pará capaz de recuperar a credibilidade do Estado perante a mídia nacional como pode fazer o Jatene.
Aliás pode fazer mais que isso. Pode recuperar o orgulho que o parense tinha de ser daqui. O Estado era um canteiro de obras, de realizações.
E se no final das contas conseguirmos colocar juntos como aliados Jader e Vic, aí arrisco até a dizer que a Copa vem pra Belém, nem que seja na marra.

Anônimo disse...

Quanta diferença, hem.
Mesmo não sendo dos mais simpáticos ao ex-governador Simão Jatene é inegável a elegância com que ele trata os assuntos, tanto os políticos partidários, como os administrativos, incluindo é claro os temas pessoais.
É por isso mesmo que ele cresce no meu conceito. Quem sabe na próxima eleição, isso se o senador Mário Couto deixar, eu até vote nele.

Anônimo disse...

Muito boa a resposta sobre a Valéria e o DEM.
Muito boa, mesmo.
Curta e seca.
Como era de se esperar.

Anônimo disse...

Esse é o cara, né Obama!?

Anônimo disse...

poxa, mas querer comparar 12 anos com 3 é muita injustica...com 12 anos qq um faz varias obras...me poupe jatene...

Anônimo disse...

O Jatene está definitivamente acima da média Marcelo.
Poderemos, novamente, ter um dos melhores governadores do Brasil.
Orly, a vitória ja é sua.

Anônimo disse...

Eu é que não vou deixar de votar num homem como o Jatene, pra votar num bicheiro da pior qualidade.

Anônimo disse...

Pela resposta do ex governador, a Valéria do DEM está fora da sua chapa.

Marcio Pedrosa disse...

O anônimo deveria ter colocado nome:
é verdade que em 3 anos não se faz muita coisa...mas se faz alguma coisa, e este governo que está aí não fez ABSOLUTAMENTE NADA.Vamos ao óbvio: se Jatene e Jader forem aliados, a eleição terá apenas 1/2 turno, e como será bom ver este estado nas mãos de um governador que fez muito, muito, muito pelo Pará.

Anônimo disse...

O PSDB e o DEM acabam de fechar a aliança para 2010.
Foi na Bahia.
Aqui no Pará, o PMDB está na primeira fila.
O DEM, pelo jeito, ou pela entrevista de sua excelência, no rabo da fila.

Anônimo disse...

Realmente JATENE foi um dos melhores Governadores nos ultimos tempos. Tenho a plena certeza de que somente Jatene podera e sabera reconstruir esse Estado, depois desse TSUNANI......Volta Jatene, nos te amamos !!!

Anônimo disse...

marcelo quando eu lembro que pioneiro e antonio armando foram os politicos que estão milhonarios as custas dos municipios de ananindeua e marituba são uns verdadeiros ladrões , é com o apoio deles que o jatene quer ganhar em 2010 só doido vota

Anônimo disse...

Caríssimo anônimo das 6:26, concordo com vc quando diz que Jatene está acima da média, isso é indiscutível.
Agora, dizer que a vitória é só do Orly é um grande equívoco.
Neste caso, a vitória é dele [Orly], minha, sua e do povo do Pará.
Em 2010, só vai dar Jatene, Jatene, Jatene!!!

Anônimo disse...

Gostem ou não, mas uma coisa é certa: o Simão Jatene fala com elegância e com conhecimento de causa, afinal foi no governo dele com a vice Valéria Pires Franco que o Pará viveu outros tempos, bem diferente do que estamos experimentando nesses "novos tempos" que, por conta de tantos problemas, deve ser logo esquecido.

Anônimo disse...

O vice dos sonhos do Jatene é o prefeito de Ananindeua Helder Barbalho.
Essa vontade já chegou aos ouvidos de pai de Helder, deputado Jader Barbalho.
Jatene até topa dar ao PMDB as duas vagas na chapa, vice e senado.
A outra vaga do senado ficaria para ser negociada com os outros partidos.
Essa é a engenharia que o ex governador tem em sua cabeça para 2010.

Anônimo disse...

Descartada pai d'egua essa do Jatene na sua ex vice Valeria. Quem deve estar se mordendo é o Vic.

Anônimo disse...

A gente falando de coisa séria e vem esse anônimo falar de estacionamento coberto.
Eu hein !

Anônimo disse...

Não concordo que o Jatene tenha descartado a Valéria. Muito pelo contrário: em todas as ocasiões ele sempre fez boas referências a sua vice. Foi uma dupla que deu certo, sem brigas e com um trabalho afinado. Jatene deu espaço para sua vice como nenhum governante daria e Valéria cumpriu muito bem a sua missão. Mérito para os dois.
Agora, vamos esperar as turbulências passarem pra se definir 2010. Sem descartar, mas também sem definir antes do tempo, como bem disse o ex-governador na sua sábia entrevista.

Anônimo disse...

Quer dizer que o ex governador não descartou a sua vice ? Então não sabemos mais ler. Não adianta agora querer consertar as coisas porque o que já foi dito já foi lido: Valéria está fora da chapa de Jatene em 2010. Se muito, será candidata a deputada estadual, já que não poderá disputar com seu marido para uma vaga de deputado federal.
Nesse ponto, o ex governador está cumprindo sua promessa, de colocar o DEM no lugar que ele acha que merece.

Oswaldo Mendes, Filho. disse...

O comentário atribuído a mim, Oswaldo Mendes, Filho, que estava hoje no blog do Bacana, é apócrifo.
Alguém, de forma criminosa, usou o meu nome para tecer comentários em torno da entrevista do ex-governador Simão Jatene.
Não sou político e até por isso não comento assuntos de natureza política.
Os termos do comentário a mim atribuído são tão despropositados e desvinculados da minha postura pessoal que algumas pessoas que me conhecem me procuraram para alertar sobre o ato criminoso.
Lamento que as chamadas novas mídias tenham furos que permitam o enxovalhamento de pessoas inocentes ao mesmo tempo em que protegem, acobertando, a verdadeira identidade de irresponsáveis como o autor desse texto.
Não escrevi e não concordo com as colocações feitas.

Oswaldo Mendes, Filho.
Sócio-Diretor da Mendes Publicidade
Sóc

Anônimo disse...

gente, me desculpem mas se o goberno da ana ta sendo ruim, o do jatene tb nao foi essa coca cola nao...foi o ó!

luluquefala disse...

O anônimo das 12:11 ou não é daqui, ou acabou de acordar de um coma profundo.
Pra comparar os governos de suas excelências, não precisa nem ir muito longe.
É só comparar cinco grandes hospitais construídos por um, com um terreno na lua e muita promessa da outra.