26 de jun. de 2009

" - Jader não quer atender ninguém."

A frase é do deputado Paulo Rocha. E é verdade verdadeira, sem tirar nem por. Ou melhor, uma verdade estadual.
A leitura que meio PMDB faz é a seguinte; Foi de Jader a ideia de lançar Ana ao Governo, foi de Jader a ideia de lançar Priante, asssim com as duas candidaturas levando obrigatoriamente Almir para o segundo turno.
Foi de Jader a ideia de falar com Lula e comunicar a estratégia, foi de Jader o convencimento junto a Lula de que Mário Cardoso - já decidido candidato ao Governo em convenção pelo PT - não tinha naquele momento densidade eleitoral para forçar um segundo turno.
Isso, e o resto - a candidatura de Ana a pedido de Lula, o pedido de Lula para que Mário abrisse mão de sua candidatura - todo mundo sabe.
Então Jader acha que neste Governo, as mudanças que Ana tem todo o direito de fazer, não foram conduzidas de forma clara, não foram dados telefonemas dizendo que em tal órgão era necessário substituir nomes peemedebistas que não estavam atendendo aos anceios da Governadora. O que foi feito foi o comunicado que tais nomes seriam afastados, e deixado no ar que o PMDB poderia indicar substitutos. Não foi combinado em nenhum caso de substituição de nomes peemedebistas com o próprio PMDB as mudanças, nomes não foram analisados em conjunto, apenas o Governo decidia e pronto.
Não houve um papo assim; " - Olha deputado, estamos tento alguns problemas na Secretaria de Saúde - por exemplo - então gostaria de falar com você sobre uma possível substituição."
Não, isso não foi feito.
Então meio PMDB acha que isso não é parceira, não é aliança. Acham mais, que se o Governo pode fazer tudo só, inclusive mexer nos órgãos oferecidos ao PMDB em troca de acordo, este mesmo Governo pode governar sozinho.
E meio PMDB acha que assim, sem conversar, sem ponderar, sem tratar o PMDB como parceiro, como aliado, apenas avisando o que se pretende fazer ou avisando quando já se foi feito, tudo isso levou Jader a ficar com o balde cheio.
Por conta disso, Jader não atende aos telefonemas do Governo.
Se atender, vai atender aquele a quem ele procurou para apresentar uma proposta de derrota ao PSDB e seus 12 anos de poder.
Se atender, vai atender Lula, o que não significa que vai seguir a orientação do presidente. Mas que Jader não abre mão que Lula seja o avalista de uma possível - e cada vez mais difícil - aliança com o PT estadual, onde os acertos sejam cumprido, o respeito pelos aliados seja mantido, ah isso ele quer.
E não vai mudar um milímetro de sua convicção antes de sentar e tratar do assunto com Lula. Se assim o Presidente quiser, claro.

5 comentários:

luluquefala disse...

- Alô, por favor o deputado Jader está ?
- Quem deseja ?
- É a Ana Júlia.
- Pois não, quem a senhora é, namorada dele ?
- Não meu senhor, sou a governadora do estado.
- Ah, então me desculpe, ele só está pra elas...
- Pra elas ? São quantas, então ?
- Ah, minha senhora, são tantas as emoções...

Anônimo disse...

Pior, neste tempo de desgoverno, já se vai pra o último ano de mandato, nunca vi, li ou soube de que Jader e Ana Julia estiveram juntos no palanque ou em cerimônias públicas.
Aí eu pergunto : o que o Jader vai dizer no discurso de campanha pra pedir vota pra Ana Julia, o que Ana Julia vai dizer sobre Jader como parceiro do governo.
O eleitor terá todo direito de pensar que Jader está com Ana pelos cofres públicos, explico Ana banca campanha de Jader e sua turma do PMDB, assim como terá todo direito de pensar Ana Julia está com Jader apenas pelo prestígio dele.
Por fim, diria esse casamento não mais será digerido pelo eleitor. Se Jader assim entender terá que sair logo do governo, pra poder criar discurso de oposição, o que o PSDB nunca soube fazer.

Anônimo disse...

O que está faltando para o nosso campeão de verbas para a saude, reserve uma data no Teatro da Paz ou no Hangar onde aproveitaremos e conhecemos a primeira e unica obra da nossa trabalhadora Ana Julia e apresente um "show" de piadas? Inclusive com a divulgação das piadas recentes da Camara. Parabens, VPF esta sua tirada está otima e quando a perereca vai começar a agir?

Anônimo disse...

É lindo o amor!

Anônimo disse...

É, Marcelo, não se pode falar a verdade neste sistema, afinal de contas o patrão é o dono... da mesma forma toda informação dada no sistema RBA é suspeita, pois o que vejo não é comprometido com a verdade mas trabalha em função de promover os atos politicos de Jader e seu PMDB,é assim que fazem parecer que tudo vai mau em Belém e em Ananindeua parece ser um "mar de rosas" todo mundo enxerga isso. Por isso procuro outros canais para me informar.E ainda aqui neste pequeno comentário ainda tem a famigerada sensura prévia tão combatida.