28 de jun. de 2009

O pesadelo do PSDB
Se o país dos horrores que o PSDB mostra em seus programas de TV existisse de fato, não haveria explicação racional para os altos índices de aprovação do governo e do presidente Lula. Teríamos que procurar, então, uma explicação mágica.
Um país onde nada está certo, tudo está errado e tudo o que dá errado é culpa do governo "incompetente" é uma fantasia ultra reacionária que o PSDB insiste em repetir ano após ano, enquanto reduz seu tamanho a cada eleição. É o marketing político do isolamento, que prova que a máxima de Leon Trotski continua valendo: a política é circular; em algum momento, a ultra-direita tangenciará a ultra-esquerda.
Com uma arrogância típica de burgueses decaídos, os dirigentes do PSDB não cansam de atacar a auto-estima do brasileiro, ousando comparar o Brasil, um país laico e plural, com a Índia, um país divido em castas e onde os índices de pobreza e concentração de renda são extremos.
Ou seja, os tucanos preferem o sistema de castas, que perpetua a pobreza, à política de distribuição de renda e inclusão social que se pratica no país desde 2002 e que está na raiz da aprovação recorde de Lula e seu governo.
Atacar o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) é outro atalho equivocado, que tenta alcançar "lateralmente" a Ministra Dilma Roussef. Encontrar meia dúzia ou uma centena de obras do PAC que estejam atrasadas ou paradas não desqualifica o programa, apenas demonstra, uma vez mais, sua importância.
Um partido na contra-mão da história, é o que vi no tempo de antena do Partido que dirigiu o país por longos e sofridos oito anos de submissão ao FMI e de desrespeito aos movimentos sociais e suas demandas.
Não é por acaso que o senador Ricardo Azeredo, do PSDB, é o autor de um projeto de lei que, de acordo com a revista Carta Capital, está sendo chamado de "o AI-5 da internet", propondo a censura no uso do meio de comunicação mais plural e democrático que existe.

CHICO CAVALCANTE

8 comentários:

Anônimo disse...

O Chico Cavalcante acha que o Brasil está tão bom quanto o nível de aprovação do Presidente Lula. Será?

Acusa o PSDB de se espelhar ou desejar o modelo indiano porque o PSDB comparou o desenvolvimento do PIB indiano com o nosso. Será que isso é realmente a mesma coisa?

Diz que o PSDB diz que tudo está errado só porque o PSDB critica os erros do Governo Lula. Então o contrario seria dizer que a saúde esta maravilhosa, com aprovação de 80% dos seus usuários, a segurança maravilhosa, com apenas queixa de 20% da população porque os demais estão se sentindo super seguros, a economia está maravilhosa, nossas fontes energéticas suportam mais 80% de crescimento da nossa economia e as estradas, pontes, portos, o escoamento de nossa produção esta maravilhosa...

Maravilhosamente ele diz que o programa Bolsa Família é a maravilhosa distribuição de riqueza.

Chiquinho o Bolsa Família é um excelente programa de distribuição de miséria, os governos Lula e Ana Júlia estão destruindo a economia paraense, preservando apenas a vale, que vivia em almoços com Walmir Ortega no Restaurante Avenida. Não conseguiram quebrar a usina hidroelétrica de Tucuruí, fora isso só quebradeira, desemprego e Bolsa Família.

Agora Chiquinho se tu queres entender a aprovação do Lula pega um lápis e um papel e faça essa conta: 12.000.000 de bolsas famílias X 5 pessoas em média por família, assim tu vais entender a aprovação desse teu governo que tu consideras lindo.

Se tu queres saber o por quê vocês têm menos sucesso nas regiões sul e sudeste eu te aviso, é que lá não tem a miséria do Norte e do Nordeste, O paulista, por exemplo, tá cagando e andando para essa miséria que é distribuída no bolsa família.

Nesse caso é melhor tu deixares o Trotski descansar em paz, longe dessa sórdida farsa dos teus argumentos.

Atenciosamente, anônimo (infelizmente, por falte de confiança de pessoas como você que estão no poder)

Anônimo disse...

Nota 9,5 Chiquinho. Muito bom !
Quase perfeito.
VPF

Anônimo disse...

Concordo que o programa foi ruim, mas o PAC é realmente uma ficção: 70% das obras não saíram do papel, das 30% que começaram, a maioria está atrasada e apenas 3% do orçamento do programa foi liberado...

Anônimo disse...

Coerência, pertinência, discernimento, consistência, honestidade e ética, são coisas que NÃO EXISTEM nesse texto infeliz

Anônimo disse...

É, pro Chiquinho deve ser realmente muito bom esse governo.

Anônimo disse...

O nome do programa não era para ser PAC,era pra ser denominado PIRIPAC, é fraquinho,fraquinho...

Anônimo disse...

Concordo em alguns pontos com a nota do Chico Cavalcante, principalmente quando diz que o outro grupo político gosta de rotular a atual gestão governamental(grupo político divergente)de incompetente o que soa intolerancia/arrogância/derespeito e o tom de que só eles sabem fazer.
Parem com isso, nós outros cidadãos,como o Chico Cavalcante temos nosso valor e muita competência.
Basta desses discursos, pois eles não convencem nem a eles mesmos, que dia e noite tentam denigrir as concepções divergentes.

Anônimo disse...

FALAR EM "PAC" COMO SE FOSSE UMA REALIDADE É RIDÍULO, ASSIM COMO "MINHA CASA MINHA VIDA" ISSO PRATICAMENTE NÃO EXISTE, SOMENTE NA CABEÇA DESSA GENTE RIDÍCULA.
RONE FERRAZ.