15 de set. de 2009

Juruti



Foi inaugurada hoje o empreendimento da Alcoa no município de Juruti, que inicia suas operações com uma produção anual de 2,6 milhões de toneladas de bauxita. O presidente da Alcoa América Latina e Caribe, Franklin L. Feder, e o presidente do Conselho de Administração da Alcoa Mundial, o brasileiro Alain Belda, receberam das mãos da governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, a Licença de Operação da Mina de Juruti.
O evento de inauguração, realizado no Terminal Portuário do empreendimento, contou ainda com a presença do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.
Com uma reserva de cerca de 700 milhões de toneladas de minério, o empreendimento totalizou um investimento de R$ 3 bilhões, com recursos distribuídos entre as obras de implantação e ações socioeconômicas e ambientais. O Brasil dispõe da terceira maior reserva de bauxita do mundo.
Um total de 35 Planos de Controle Ambiental (PCAs) são executados para mitigar os impactos do empreendimento, além de um pacote de ações de infraestrutura, a Agenda Positiva, parceria com a Prefeitura Municipal que tem garantido a melhoria da qualidade de vida da população por meio do investimento de R$ 50 milhões em obras pela Saúde, Educação, Saneamento, Segurança, Justiça e outras áreas.
Na fase de pico das obras, em Outubro de 2008, a Mina de Juruti empregava cerca de 9.500 funcionários, com aproximadamente 80% de paraenses, sendo 30% do próprio município de Juruti. Até hoje, foram 42 milhões de homens-horas trabalhadas, em total conformidade com os padrões de Saúde e Segurança no Trabalho.

Um comentário:

Anônimo disse...

Marcelo, voce não vai dizer na revista que esta obra que a nossa Ana Vira Broto Carepa inaugurou pertence ao Estado! Ela continua com as tres obras, as panelas do Hangar, a mudança de direção da entrada do estacionamento da Estação das Docas e da restauração da Catedral.