25 de out. de 2009

Coluna Bacana do Diário de domingo...

DIZEM POR AÍ...
Que neste dia 25, no plenário da Alepa, em plena convenção do PMDB, Priante vai tomar a palavra e lançar Jader Barbalho ao Governo do Estado em 2010.

FOFOCÓDROMO
Zenaldo e Flexa estão rompidos. Simão e Almir também. Mário Couto e Simão estão quase lá. É esse partido, cheio de cicatrizes e de feridas que um dia comandou a União Pelo Pará. Veja só.


Portugal - A Portugal Alto Serviço vai virar supermercado a partir de janeiro. Ele passa de 960 metros para 2200 metros.

Tatoo – No próximo final de semana tem o Final de Semana Halloween no Tatoo Park. No sábado tem festa à fantasia aberto ao público.


IBOPE – O mundo evangélico anda com tudo. A rádio Canção Boas Novas ficou em terceiro lugar na pesquisa Ibope, superando outras tradicionais emissoras. Em primeiro a 99 FM.


SHOPPING – Expectativa em Belém. Na próxima semana deve ser anunciado novidades a respeito do Shopping que o Grupo Jereissati deve erguer na trans-mangueirão.


COIMPPA – Dia 4 de dezembro, o Coimppa comemora 15 anos. Vai ter festa na Estação das Docas com direito a sorteio de carro zero e organização de Patrícia Bahia.
Senador – Dentro dos arraiais petistas ninguém mais chama Paulo Rocha de deputado. Só de senador.


ECONÔMICO – A Leal Moreira agora tem a Elo, e a Agra a Aza, empresas que vão comandar os lançamentos imobiliários econômicos daqui pra frente.


ZINI – A Zini Imóveis vai comercializar os empreendimentos da Authentic. O primeiro é o Uno Tower 3508 na Barão do Triunfo com 3 opções de planta com 2 ou 3 quartos e 2 vagas de garagem.


Marajó - De 28 de Outubro a 01 de Novembro, o Parque de Exposição Irval Lobato será palco para a realização do Marajó Búfalo Fest. O festival que acontece todos os anos, nesta edição vem culminar com a comemoração dos 150 anos do município de Soure.

ENTREGA – A Vale entrega na quarta no Palácio para Ana Júlia, o Estudo de Impacto Ambiental da Siderúrgica de Marabá, o que vai dar o ponta pé no mega empreendimento.


Fogueira - Quem apostou que nos dois próximos meses a Assembléia Legislativa trabalharia apenas com o Orçamento 2010 e na escolha do novo conselheiro do TCE, perdeu todas as fichas. A Casa pega fogo, e muito, até o último segundo do dia 20 de dezembro, data do encerramento do período ordinário de 2009.


Convenção - Neste domingo, o PMDB realiza suas convenções municipais. Em Belém, Priante comanda o encontro no auditório João Batista, na Assembléia Legislativa, e promete lançar Jader candidato ao Governo do Estado.


Mudança - O deputado Domingos Juvenil explica que as alterações em andamento no organograma do parlamento estadual são os passos iniciais para a implementação do Plano de Cargos e Salários do servidor da Assembléia Legislativa. Ele afirma, categoricamente, que não haverá aumento de despesas na folha de pessoal.


Transamazônica - E Juvenil passa o final de semana na Transamazônica organizando as convenções do PMDB naquela região.


Mojuí dos Campos - O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) vai instituir uma comissão para acompanhar todo o processo de instalação de Mojuí dos Campos, o 144º município paraense a ser oficializado após as eleições de janeiro do ano que vem.


Orçamento - A bancada federal paraense já trabalha para consolidar as quinze emendas a que tem direito à proposta Orçamentária para 2010. A Comissão Mista do Orçamento do Congresso esteve no final de semana em Belém para ouvir também os deputados estaduais a fim de identificar as áreas que mais precisam de aporte financeiro no Pará.


Big Ben - Atletas que caminham na Doca de Souza Franco fazem um apelo para que o relógio da farmácia Big Ben, que fica na avenida, volte a funcionar. “É por ele que controlo o tempo da minha caminhada diária”, explica uma leitora da coluna. Pelo que conheço dos Aguilera, amanhã o relógio já vai estar funcionando.


Merci - Enquanto Ana Júlia define as alianças para 2010, o vice-governador, Odair Corrêa, segue para a França em missão de Estado.Quer acompanhante Odair ???


Recorde - O Twitter mal alcançou 1 bilhão de mensagens, há quase um ano, e já chegou aos 5 bilhões, de acordo com a ferramenta GigaTweet, que mostra em tempo real o número de textos publicados no site. O “tweet” (mensagem cujo texto não ultrapassa os 140 caracteres) de número 5 bilhões foi publicado por volta das 18h do dia 19 de outubro, pelo usuário Robin Sloan.


Candidato - Nos corredores da Assembléia Legislativa é dada como certa a candidatura própria do PMDB nas eleições de 2010. As pesquisas de opinião pública não deixam margem de dúvidas para o partido seguir esse caminho.


Treinamento - A formação de líderes - os famosos Coaching - ganha curso nos próximos dias 30 e 31 de outubro na Adapt Soluções e Resultados. O instrutor é Ricardo Abel, consultor especializado no assunto, que vem direto de São Paulo.

Solidariedade - Já foi para sanção da governadora Ana Júlia Carepa, projeto aprovado na Assembléia Legislativa, que prevê a doação dos produtos apreendidos para entidades filantrópicas ou de caridade. O projeto leva assinatura do deputado Márcio Miranda (DEM), que tomou como base a experiência ocorrida em São Paulo, em 2005. Na época, o Instituto de Pesos e Medidas doou 204.183 produtos, beneficiando 162 entidades com artigos que variavam de alimentos não perecíveis até produtos de higiene e limpeza.

Educação - A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), criou o curso de Licenciatura Plena em Educação do Campo (LPEC), no Campus de Marabá. Estava na hora mesmo dos moradores do campo não ficarem apenas com a enxada, trator e foice. Educação escolar é tudo também para quem mora longe dos grandes centros urbanos.

Beleza - Em ritmo de franquia, o Centro de Beleza Cirio Sens inaugura, em breve, duas filiais. Uma na badalada academia Pelé Club e outra, na Big Ben Batista Campos.

Natal - Passado o Círio, os paraenses já começam a entrar em clima de Natal. Das lojas populares as mais sofisticadas há uma profusão de todos os tipos de artigos natalinos e as últimas novidades em peças de decor para as festas de final de ano.
Videogame - Quantos alunos da 5ª série você conhece que adoram estudar História? Talvez alguns. Mas quantos deles gostam de jogar videogame? Quase todos, com certeza. Por isso, para aliar o fascínio por jogos de computador e o interesse pela história do Pará, o Laboratório de Realidade Virtual (LARV) do Instituto de Tecnologia da UFPA, criou um jogo sobre a Cabanagem, o único movimento popular brasileiro em que o povo tomou o poder durante o período imperial.

Carbono - A OAB/PA poderá contribuir para a regulamentação do mercado de créditos de carbono. A proposta, do presidente da seccional de Paragominas, Raphael Sampaio Vale, foi bem recepcionada pelo candidato à presidência da Ordem, Jarbas Vasconcelos. A idéia é criar uma Comissão de Acompanhamento de Mercado de Carbono atuando em conjunto com outras entidades para garantir transparência em negociações que envolvam ativos e passivos ambientais. A conferir.

ZPE - Marabá é o município. Corre na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC) da Câmara dos Deputados, o projeto de autoria do Senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que cria uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE), em Marabá.

Desenvolvimento - De acordo com o relator, deputado Jurandil Juarez (PMDB-AP), a ZPE é uma iniciativa que pode acelerar o crescimento da região, ao atrair indústrias e difundir tecnologias, resultando em impactos positivos para a geração de emprego e renda não apenas do município, mas de toda a região.

Contagem Regressiva - Os 250 lojistas do Shopping Boulevard estão em ritmo de contagem regressiva para abrirem suas portas neste final do ano. Faturamento líquido e certo com o novo empreendimento em Belém.

Emprego - Com o novo shopping da Doca, a expectativa é de, pelo menos, mil novos empregos temporários sejam contratados para enfrentar o sufoco nas lojas durante o período natalino.

Cassação - A prefeita de Altamira, a tucana Odileida Sampaio, pode ser a próxima a ser cassada. Já há pedido na Câmara Municipal para isso. Tem gente com farta documentação que comprova irregularidades na administração municipal.

Caos - E o inferno astral da prefeita de Altamira não pára por aí. O Ministério Público Federal (MPF) estabeleceu 15 dias para que a secretaria municipal de saúde apresente um cronograma de ações para por fim ao caos no hospital municipal. Faltam medicamentos, leitos e higiene, há infiltrações nas paredes, instalações sanitárias corroídas, ambulâncias sem uso, consumo de água imprópria para beber e até a existência de uma fossa sanitária aberta.
A recomendação foi assinada pela procuradora da República Daniela Caselani Sitta, e encaminhada na última quarta-feira, 21 de outubro, à prefeitura de Altamira.


Exposição - Ao lado de expositores de renome nacional, como Fernando Pires, designer de calçados, e Parachou, especialista em artigos de luxo, o Pólo Joalheiro do Pará participa nos dias 29 e 30 de outubro do III Salão do Brasil em Paris, que acontecerá no Grand Hotel InterContinental, ao lado da Ópera de Paris. Além das jóias, será mostrado o material promocional do Espaço São José Liberto. No estande Amazônia haverá apenas quatro expositores: Pólo Joalheiro, Moda Pará/Sebrae e as empresas Chamma da Amazônia e Juruá.


Açaí - Já provou o açaí orgânico? Se não, sua chance chegou. De 13 a 15 de novembro, Igarapé-Miri realiza o VI Festival do Açaí Orgânico. Litros e litros de açaí saboreado às margens do Rio Meruú.

TRT – Na terça, a presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Francisca Formigosa, lança um gibi sobre direitos trabalhistas na Escola Salesiana do Trabalho, desenhado por Fernando Brito.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tomara que o Shopping Iguatemi se instale na transmangueirão. Morro no Benguí e ficará próximo de casa. Dará até mesmo para ir andando.
Marcelo, nos mantenha informados sobre esse novo shopping da cidade. Ah! Parabéns pelo blog. Abraços. Fabrício