19 de out. de 2009

E ao Senado ???



Valéria para o Senado é um risco que o DEM parece que está disposto a correr.
Valéria começou como favorita para a prefeitura de Belém, acabou ficando em quarta colocada.
Mas tem simpatia, tem carisma, tem leveza. Mas o que faria com que ela pulasse da condição de quarta na última eleição para primeira ou segunda nesta ?
O tempo ?
As constatações do que falou em campanha ?
A falta de outros nomes ?
Vá saber.
Mas o que se sabe é que é para o Senado que a ex vice Governadora estuda.
Prudente seria disputar uma vaga na Alepa, até mesmo como deputada federal. Mas que hora devemos ser prudentes e que hora devemos ser arrojados?
Eis ai a questão que o DEM vai ter de resolver sozinho.
E se formos falar de votos nas últimas eleições, Priante deveria estar incluso nesta lista, já que para o Governo ficou em terceiro e para a prefeitura subiu para segundo.
Candidato mesmo até agora só Paulo Rocha. E o PT tem lá seus votos certos, mesmo Paulo estando com índices pequenos nas pesquisas, o PT ama Paulo e isso é um fato.
Mas o PT só pode eleger Rocha ?
Flexa quer ser candidato, mas sua vaga depende mais dos outros pré candidatos ao Governo do que dele. E se Simão abrir para Couto, vai acabar disputando uma vaga ao Senado?
Eu disputaria no lugar dele.
Mesmo assim sobra outra vaga e Flexa pode arriscar nela.
Mas e Almir ? Bom dizem que ele não quer, mas de Almir a gente nunca sabe o que pode vir, afinal ele já não estava de pijamas e hoje está aí com roupa nova e tudo ?
E Jader ? O plano A é o Governo sim, mas tem gente que jura que seu sonho é voltar ao Senado, uma casa mais calma, mais de articulações.
E Dudu ? Bem, esse não vai largar o certo pelo duvidoso. Anivaldo ? Será que tem bagagem eleitoral para este vôo, mesmo com o apoio do prefeito de Belém ?
A verdade é que o Senado é um risco muito grande para Anivaldo, Valéria, Paulo e Flexa. Para os outros, Simão, Almir e Jader um risco menor, até porque já Governaram este estado e tem nomes mais populares, lideranças mais consolidadas - principalmente Almir e Jader. Simão ainda terá idade para disputar a próxima eleição ao Governo sem bater de frente com Ana em 2010 e a máquina a seu favor, Anivaldo teoricamente teria se aposentado de voos mais altos para dar espaço ao filho e só deve encarar uma disputa empurrado por Duciomar e Almir está oficialmente aposentado, mas tem história eleitoral só que a idade é um problema para ele em qualquer candidatura.
Já Jader e Paulo teriam uma reeleição garantida e ainda fariam alguns deputados de seus respectivos partidos. Valéria talvez não aguentasse mais tanto tempo sem mandato e Flexa pode estar abusando da sorte ao concorrer a uma majoritária, como deputado federal suas chances parecem mais reais.
Só o tempo dirá quem será candidato a que. Jader aparece bem em todas as pesquisas, ganhou musculatura com as prefeituras que o PMDB elegeu e tem um eleitorado cativo. Estaria teoricamente em melhor condição de conseguir uma vaga para o Senado que os outros candidatos.
Mas uma eleição não é só feita de "achismos", é feita de números.
Mas Barbalho ainda trabalha com a possibilidade de ser candidato ao Governo. E isso não deve mudar assim, tão rápido e tão facilmente.
Ainda vai demorar um bocado para vermos quem serão os candidatos reais ao Senado, a casa que muitos dizem ser a melhor da política nacional.
E que em 2010 terá duas vagas a serem disputadas.
E cobiçadas.

4 comentários:

Anônimo disse...

No interior do Estado a valéria deixou um excelente trabalho!!!!

Anônimo disse...

A Valeria é aquele cavalo paraguaio que sai na frente e nunca chega? Nas ultimas eleições se demorasse mais alguns dias, apesar da sua campanha milionária certamente chegaria atraz do Delgado Moraes.

Anônimo disse...

a pensou em um palanque jader ana, paulo rocha, ademir andrade, priante, vai fazer qualquer cidadão de bem tremer

Anônimo disse...

Talvez a candidatura da Valéria ao senado, seja para salvar a do marido e Dep.Vic, pois a dele é uma das mais ameaçadas. Além do mais, quem confia nos prefeitos do DEM que vivem fazendo acordo com o governo do Estado pelos bastidores, principalmente em ano de eleição. O lema é : Meu pires primeiro... e certamente não é o Pires (Vic) da Valéria.

Denys