30 de dez. de 2009

O nova Arcebispo de Belém é Dom Alberto Taveira Corrêa


Dom Alberto Taveira Corrêa (Nova Lima, 26 de maio de 1950) é um bispo católico brasileiro, arcebispo de Belém do Pará.


É filho de Alberto Corrêa e Maria da Conceição Taveira Corrêa. Em Nova lima fez os estudos primários, concluídos em 1960. Em 1961 entrou para o Seminário Provincial Coração Eucarístico de Jesus. Ainda como seminarista da Arquidiocese de Belo Horizonte concluiu Cursos de Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

Recebeu a ordenação sacerdotal no dia 15 de agosto de 1973 das mãos de Dom João Resende Costa, na Matriz de Nossa Senhora do Pilar de Nova Lima, onde permaneceu como pároco até dezembro de 1977. De setembro de 1976 a abril de 1977, fez o Curso de Espiritualidade Sacerdotal do Movimento dos Focolares em Roma.

De 1978 a 1984 foi Reitor do Seminário Provincial Coração Eucarístico de Jesus em Belo Horizonte. Em 1985 foi nomeado Pároco da Paróquia de São Geraldo e responsável pela comunidade dos Diáconos da Arquidiocese. Durante o ano de 1988 foi orientador do Seminário Menor São José. Na Arquidiocese de Belo Horizonte foi ainda vigário Episcopal para a Pastoral, coordenador da Pastoral Vocacional e dos Cursos de Canto Pastoral e da Comissão de Liturgia e Professor de Liturgia na PUC-MG.

No dia 24 de abril de 1991, quando era Pároco do Senhor Bom Jesus de Bonfim e de Santo Antônio de Vargem Alegre e Vigário Forâneo da Forania São Caetano, foi nomeado Bispo Auxiliar de Brasília, sendo ordenado no dia 6 de julho de 1991, na cidade de Nova Lima.

Em Brasília, assumiu a coordenação do Vicariato Sul da Arquidiocese, além das diversas atividades de Bispo Auxiliar, especialmente as visitas pastorais, conselho Arquidiocesano de Pastoral e acompanhamento dos Seminários, Pastoral Vocacional, Comissão de Juventude, Pastoral Familiar e Campanha da Fraternidade. Desde a instalação da Rádio Nova Aliança, teve um programa diário “Palavra de vida eterna”, com o qual se estabeleceu uma grande rede de contatos com os diversos segmentos da vida de Brasília. A partir de 1991, tem acompanhado em nome da Arquidiocese de Brasília o Grupo Parlamentar Católico do Congresso Nacional. Por mandato da CNBB, foi indicado Bispo Assistente Nacional para a Renovação Carismática Católica permanecendo até 2000. Foi membro da Comissão Episcopal de Vocações e Ministérios do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM).

No dia 27 de março de 1996, o Papa João Paulo II criou a Arquidiocese de Palmas e a Província Eclesiástica que tem como sufragância as Dioceses de Porto Nacional, Miracema do Tocantins e Tocantinópolis e a Prelazia de Cristalândia. Dom Alberto foi nomeado primeiro Arcebispo Metropolitano de Palmas.

Participou, como membro delegado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe (2007).

No dia 30 de dezembro de 2009 o Papa Bento XVI o nomeou como Arcebispo da Arquidiocese de Belém no estado do Pará.

Um comentário:

Denner disse...

Que o bom Deus ilumine Dom Alberto em sua nova missão pastoral com a proteção de Nossa Senhora de Nazaré. O povo amapaense em uníssono parabeniza a arquidiocese de Belém pelo seu novo arcebispo. Em Jesus e Maria, Denner Macêdo e Socorro Marciel - Catedral de São José de Macapá - AP.