23 de mai. de 2010

Meu álbum


Saindo de Madri em uma auto estrada maravilhosa a menos de uma hora chega-se a Toledo. Sem dúvida uma pérola espanhola, uma cidade medieval, cercada por uma enorme muralha - onde está a parte mais antiga.
Toledo tem lojas de vendas de espadas e armas, além de objetos que lembram a era de Afonso VI de Castela.
Andar por suas ruas é como viver em outro tempo, outra época, com ruelas de pedras, enormes portas, longas escadarias e muralhas, igrejas do século IX, uma outra época.
A cidade vive hoje do turismo, com pensões charmosas, praças floridas e um bem pequeno centro com gente muito simpática, bem mais que em Madri.
Vale a pena ficar uma noite, sentir o clima de "reis e rainhas", degustar um vinho chileno e uma paelha, ouvir a música de algum músico clássico que para pelos pequenos restaurantes.
Toledo foi a capital da Hispânia visigótica, desde o reinado de Leovigildo, até a conquista moura da península Ibérica no século VIII. Sob o Califado de Córdoba, Toledo conheceu uma era de prosperidade.
Após a decomposição do Califado de Córdoba em 1035, tornou-se capital do Taifa de Toledo.
A 25 de maio de 1085, Afonso VI de Castela ocupou Toledo e estabeleceu controle direto sobre a cidade moura. Este foi o primeiro passo concreto do reino de Leão e Castela na chamada Reconquista.
Toledo era famosa por sua produção de aço, especialmente espadas, e a cidade ainda é um centro de manufatura de facas e pequenas ferramentas de aço. Após Filipe II de Espanha mudar a corte de Toledo para Madrid em 1561, a cidade entrou em lento declínio mas hoje vive de sua arquitetura, seu clima e o gosto dos turistas pelo local.

Nenhum comentário: