28 de mai. de 2010

Os dias e os bastidores peemedebistas

DOMINGO ; Ana Júlia visita Jader Barbalho em sua casa e faz nova proposta ao PMDB. Barbalho comunica a assessores mais próximos e gera certa irritação em seu "núcleo duro" com o que alguns dizem parecer o caminho do partido, uma coligação já no primeiro turno com o PT.

SEGUNDA ; O clima entre parte do PMDB e Domingos Juvenil é de desconfiança mútua, os motivos seriam os 7% do empréstimo de 366 milhões supostamente acertados entre Ana e Juvenil para beneficiar as emendas parlamentares e a participação do presidente da Alepa na inauguração do Complexo Viário da Júlio César que irrita parte do partido.

TERÇA ; Juvenil garante que foi a inauguração como presidente de um poder e que Jader havia sido comunicado. Helder se reúne com os prefeitos do PMDB que dizem; 1 - 100% apoiam Jader ao Governo. 2 - 70% querem um outro nome candidato ao Governo se Jader não topar. 3 - O nome mais cotado na reunião depois de Jader é o de Priante. 4 - Só 20% querem apoiar Ana e 5% Simão.
Helder leva as informações a Jader e o "núcleo duro" que via como certo um acordo com o PT no primeiro turno, com a nova informação vê que Barbalho fica balançado com o desejo dos prefeitos.

QUARTA - Jader começa a escutar outras lideranças dentro do PMDB. Os nomes de Hildegardo e Luiz Otávio aparecem como candidatos, mas são considerados eleitoralmente com dificuldades para concorrer ao cargo. Ao desejo dos prefeitos junta-se o desejo da maioria das lideranças peemedebistas consultadas por Jader, do partido ter candidato próprio.
A noite Jader recebe Juvenil, que já havia aprovado o empréstimo de 366 e aberto mão dos 7% para as emendas parlamentares. Juvenil diz a ele com todas as letras que, se Jader não for candidato ao Governo ele topa ser. Diz mais, que tem estrutura, vida longa política, é conhecido em todo o estado, presidente de um dos poderes e que o PMDB precisa ter candidato próprio. Juvenil lembra a Jader que o esgotamento do PMDB com o Governo chegou a um ponto muito alto e que se o PMDB sair junto com o PT em primeiro turno os candidatos peemedebistas que fizeram duras críticas ao Governo ficarão desacreditados. Diz mais, que sem candidatura própria o PMDB pode debandar, já com um candidato ao Governo e tendo Jader como candidato ao Senado o partido estará unido.

QUINTA; Jader recebe Priante logo após o almoço. Priante diz que se Jader não for candidato ele topa ser o candidato ao Governo, mas lembra que é preciso aguardar o processo de cassação de Duciomar ser votado dia 15.
A tarde Jader recebe a bancada de deputados estaduais do partido. Juvenil volta a dizer que gostaria de ser candidato, que montou uma grande estrutura nas cidades para esta eleição e que esta estrutura poderia servir de palanque aos peemedebistas, e não deixaria nada a desejar como estrutura para uma candidatura ao Governo do Estado.
Diz Juvenil que parte do empresariado estaria disposto a colaborar com sua candidatura.Os deputados ponderam que é preciso o partido ter um palanque próprio, que são pessimamente tratados pelo Governo e que os índices de rejeição de Ana são muito altos. Lembram que com um nome ao Governo o partido tende a crescer nestas eleições e estando junto no mesmo palanque que o PT o foco principal dos petistas será eleger seus quadros, ficando o PMDB em segundo plano e eles mesmo correndo o risco de não se reelegerem.
Juvenil convence a todos que é um nome viável e se torna pré candidato ao Governo pelo PMDB. Jader disputará o Senado.

Nenhum comentário: