25 de jul. de 2010

Meu Àlbum



Tem um gaúcho marketeiro, amigo meu, que torce para o Internacional - defeitinho mais ou menos esse - que adora quando coloco aqui notas sobre tur. Então essa é pra ele.


A ilha Itamaracá, a 40 km do Recife, fica separada do continente pelo Rio Jaguaribe. Possui praias tranqüilas com coqueiros, piscinas naturais, recifes, bancos de areia e águas calmas. Além das reservas ecológicas com matas nativas, possui o Centro de Preservação do Peixe-Boi.Lá dei até mamadeira para os bichos, enormes, porém carinhosos, é uma delícia. A região é bastante conhecida pela prática de esportes náuticos

Como chegar
De carro - Para chegar a Itamaracá, siga pela BR-101 - Norte até o município de Igarassu. Em seguida, pegue a pista secundária. A Ilha de Itamaracá fica a 45 Km do Recife.


Por lá tem a Coroa do Avião um extenso banco de areia localizado entre a Ilha de Itamaracá e o Canal de Santa Cruz. Serve de base de pesquisas de aves migratórias. Uma opção para chegar na Coroa é pegar uma jangada a partir da Praia do Forte Orange. Nos finais de semana, vários barcos encostam na Coroa, onde é possível comer um delicioso peixe frito e ostras cruas. Ao visitar a Coroa do Avião, preste atenção ao horário da maré, aproveitá-la com a maré seca.
Vila Velha é uma pequena vila com uma igreja do século XVII ainda bem conservada e de Vila Velha se tem uma vista estonteante: à esquerda, o Forte Orange guarda a ilha contra perigos vindos do mar; a direita, avista-se o canal de Santa Cruz a separar a ilha do continente.
O Centro de Preservação do Peixe-Boi- Aberto de 3a. a domingo, das 10 às 16hs, é uma excelente oportunidade para ver de perto o peixe-boi ou manati, este exótico mamífero marinho, nativo de toda a costa nordestina, e também encontrado na amazônia.
O Forte Orange, construído pelos holandeses em 1631 e reconstruído pelos portugueses em 1654, possui museu com peças arqueológicas, painéis e loja de artesanato.

Ao visitar a Ilha não deixe de dar uma passadinha no Quiosque Estrela do Mar é o lugar ideal para você comprar a sua lembrancinha da Ilha , lá você irá encontrar uma enorme variedade de artesanato, inclusive feitos com conchas do mar e cascalho. O Quiosque fica ao lado dos correios na Av principal no bairro do pilar.

Conheci um lugar bárbaro na Ilha de Itamaracá, chamado LAGOA AZUL, local situado próximo a Vila Velha e que está se consolidando com uma das principais opções de recreação da Ilha de Itamaracá. A Lagoa Azul, é um belíssimo local de lazer e ecoturismo. O lugar dispõe de caiaques, pedalinhos, tirolesa, passeios de buggy, música ao vivo, restaurante e bar. Cenário ideal para quem gosta de caminhar, fotografar, se divertir ou simplesmente relaxar, contemplando uma paisagem deslumbrante.
As praias ao sul da ilha são lotadas de gente, porém as do norte são desertas.
No carnaval , o som é o mesmo de Olinda, o frevo.
Também não deixe de curtir o visual de cima do Forte Orange.
Outra dica, pegue uma jangada e vá velejando até a Coroa do Avião e faça um passeio de lancha pelos manguezais.
Também mergulhe nas piscinas naturais na maré vazia.
E para terminar, experimente as passas de cajú. É um doce típico da ilha. E é bom pacas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que blog é esse que não publica os posts que contradizem de alguma forma o dono da coisa?