31 de ago. de 2010

Mais uma cartada de Dilma.

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, afirmou na tarde desta terça-feira, 31, que, se for eleita, vai reunir as centrais sindicais no início do próximo ano para discutir o valor do salário mínimo e uma fórmula de reajuste para vigorar no período do mandato presidencial (2011 a 2014).

A proposta de lei orçamentária para 2011, enviada hoje ao Congresso, que prevê um aumento do salário mínimo de R$ 510,00 para R$ 538,15, contrariou o movimento sindical, que havia defendido mudanças na regra em vigor para o reajuste do mínimo.

Dilma defendeu que a discussão seja retomada no próximo ano e que tenha como ponto de partida a regra atual, que leva em conta a variação da inflação mais a variação do PIB de dois anos atrás.

Como o PIB de 2009 foi negativo, foi modesto o reajuste do salário mínimo proposto pelo atual governo para 2011. Dilma lembrou que, se for mantida a regra, o reajuste de 2012 terá uma variação do PIB estimada em 7%, que é a previsão do crescimento do PIB para este ano.

Nenhum comentário: