28 de set. de 2010

MP pede cassação de candidatura de Collor.


O MPE (Ministério Público Eleitoral) pediu nesta terça-feira (28) a cassação do registro da candidatura de Fernando Collor de Mello (PTB) ao governo do Estado de Alagoas, sob alegação da prática de “abuso de poder econômico” e “utilização indevida de meios de comunicação social consistente na realização de pesquisa eleitoral fraudulenta”. A ação pede ainda a inelegibilidade do senador pelo prazo de oito anos.

A pesquisa foi feita pelo Gape (Gazeta Pesquisa) e divulgada pelo jornal "Gazeta de Alagoas", ambos da OAM (Organização Arnon de Mello), de propriedade da família Collor. Para o MPE, houve fraude na escolha da representação dos eleitores entrevistados, a fim de beneficiar o ex-presidente da República.

A ação é resultado das investigações de um inquérito civil público, instaurado para analisar a disparidade entre os resultados das pesquisas do Gape e do Ibope, divulgadas no dia 24 de agosto.

De acordo com a pesquisa do Gape, Collor lideraria a disputa pelo governo com 38% das intenções de voto, enquanto o Ibope colocou o ex-presidente com 28%, empatado tecnicamente com Ronaldo Lessa (PDT), com 29%. Segundo o Gape, Lessa teria 26%.

Após analisar os 1.055 formulários com as entrevistas, o MPE concluiu que a pesquisa do Gape “não representou fielmente o eleitorado alagoano”.

2 comentários:

Anônimo disse...

Vale lembrar que o canal de televisão da familia de Collor é afiliada da rede Globo.Por aquí qualquer semelhança é pura coincindencia.A outra pesquisa denunciada pelo MPE, segundo os donos de comunicação do ex presidente foi fundamentada pela Universidade Federal de Alagoas.Também por aquí é mera coincindencia.

Marcos disse...

Marcelo, apesar da medida adotada pelo TSE ser correta, pergunto, quando o Jader vai ser punido pela propaganda clara em seu jornal, quando o Serra vai ser punido pela ajuda da Globo, Folha, Estadão e Veja.