31 de dez. de 2010

O caso Jader e dos Capiberibe

O que estão fazendo com Capiberibe e sua mulher no Amapá é o mesmo que fazem com o Jader aqui.
A questão no meu ver é simples, a Lei da Ficha Limpa tinha de ser votada antes das eleições, e eles então saberiam se podiam ou não se candidatar.
E o eleitor saberia se eram ou não candidatos. O erro começou aí.
Como que pode o Jader registrar sua candidatura aqui no TRE, ser candidato, eleito pelo povo e depois vem toda essa história pra boi dormir?
O mesmo digo dos Capiberibe, eleitos pelo voto popular.
Tudo isso é de uma hipocrisia enorme. Os senhores juízes não tiveram a prudência de resolver a questão dos 3 antes das eleições, permitiram a campanha, que fossem candidatos registrados, permitiram que a população escolhesse seus candidatos e depois de escolhidos nas urnas eles vem e dizem que os votos não valem.
Que direito soberano é esse do voto ?
Se era para aplicar a ficha limpa nesses casos, porque não foi aplicada antes ?
Como se tira agora a eleição de 3 eleitos ? De gente com voto para colocar no lugar gente sem voto ?
Que democracia de araque é essa que tira sarro da cara dos eleitores, dizendo que aqueles rostos que apareceram na tela da urna e foram votados não eram de verdade ?
Quem colocou aqueles rostos ali ?
Quem deu a eles o número para concorrerem ?
A justiça erra ao não resolver a questão das candidaturas antes das eleições e quem é lesado é o eleitor que votou ?
As coisas estão de cabeça para baixo, e eu faz muito queria falar sobre isso.
Falei.
Que se respeite o voto popular, que se respeite os TREs que colocaram os candidatos com a cara na urna, com direito a número e registro de candidatura. Se os TREs erraram, que culpa tem o eleitor ? Ele votou, escolheu, baseado no número dos candidatos, na campanha que fizeram nas ruas, nos meios de comunicação, no registro de suas candidaturas.
Se a justiça brasileira é uma tartaruga bêbada, que é que a gente tem com isso ?
O eleitor comparou, escolheu, saiu de casa para votar e votou.
Democracia é isso.
O resto é arbitrariedade.
Agora, isso não tem nada com o fato de gostar ou não do Jader, dos Capiberibe, de querer puni-los por qualquer outra coisa, a questão é outra.
Uma questão de respeito com o voto, com o direito que a maioria tem de eleger seus representantes, essa é a regra universal, quem mais foi votado, leva.
A democracia começa a se desfazer assim, quando o desejo da minoria se sobrepõe a da maioria.
Fidel Castro que o diga.
E toda Cuba está aí para não me deixar mentir.

11 comentários:

Anônimo disse...

O problema, Bacana, é que quem faz as leis dessa forma obscura são os próprios parlamentares. Poderiam muito bem organizarem as leis eleitorais para o processo eleitoral começar com mais antecedência. Isso tudo seria evitado. O Jader tb tem culpa, falta muito no Congresso.

Pedro Ivo Carvalho de Castro disse...

Bacana, ou você faz de má fé ou é desinformado...independente de qual sua escolha no momento de escrever essas notas, o fato é que a lei foi sim votada antes das eleições, foi sim discutida, a mídia (inclusive você se não me falha a memória) comentou e informou o processo todo da Ficha Limpa. Os TRE's aprovaram porque erraram também, o TSE discutiu, debateu, votou e declarou sua decisão (ainda dava tempo de Jader, dos Capi, e todos os outros mudarem de candidatura, os Partidos tinham autonomia, não quizeram mudar e correr o risco). Após esse episódio, os proprios FICHAS SUJAS decidiram recorrer, e recorreram ao STF! Perderam mais uma vez... Impetraram recurso nos TRE's novamente, já depois das eleições, perderam a chance de mudar de candidatura e correram o risco de perderem as vagas (os partidos e os candidatos) - perderam nos TRE's novamente... paciencia, nem só de poder e coronelismo temos que viver no Pará...

No mais, Um Feliz Ano novo pra você Bacana!

Anônimo disse...

Teu discurso é bacana Bacana. Então sugiro que alertes o Simão Jatene que o povo votou em candidatos para representá-los na Assembléia e não para serem Secretários. Concordas com a lógica?

Alex Lacerda disse...

Não consigo ver prejuizo do eleitor, e sim uma tentativa de fazer valer a vontade e o interesse particular dos candidatos, que lutaram e lutam sabendo que pela Lei do ficha limpa, seriam proibidos de se candidatarem.
Felizmente, para os próprios eleitores, esta Lei, de iniciativa popular, foi validada pelo congresso e pela justiça, não se fazendo ainda valer na totalidade, mas em 2012, ficaremos livres de mais uma levada de maus políticos graças a ela, e talvez assim nos tornemos a Nação que o povo brasileiro merece, sem ser enganada pelos falsos trabalhos e fichas limpa, mas gerida por pessoas com real dedicação a causa pública, não aos seus grupos de interesse, a sua imunidade parlamentar e ao dinheiro fácil, ainda que sujo, que construiu e constrói redes de comunicação e outros impérios econômicos, as custas de mortes em pronto-socorros, de merenda escolar das nossa crianças e do desenvolvimento realmente sustentável do nosso Estado e do País.

Anônimo disse...

Bacana, vc parece tapado na defesa do JADER, antes da eleição a justiça eleitoral barrou esse cara esticada. Ele enganou o eleitorado e queria que o Supremo dissesse amém...

Anônimo disse...

Viu Bacana - não sou o único!

A Critica Marajoara disse...

Parace que o Bacana insiste na técnica nazista de mentiras ditas varias vezes se tornam verdades, todos sabemos sabemos de seu posicionamento político, mas tbm não exagera na defesa do indefensavel se torna chato e seu belo blog começa a perda a credibilidade que ele conseguiu conquistar.

Anônimo disse...

Bacana, que é o cara esticada que um dos comentaristas anônimos se refere?

Aluisio disse...

Não podemos pensar de forma critica em nomes nessa lei de ficha limpa. O que está de fato em jogo é a democracia, as avaliações feitas nos comentários continuam sendo meramente preconceituosas em relação ao Jader, sou a favor que seja julgado e se condenado pague pelos seus erros se assim o cometeu, porém da forma que está sendo feito o julgamento nada mais é que pirotécnia política e assim arranha sobremaneira a vontade popular.

Anônimo disse...

Se Jader fosse julgado por tudo que já fez, seria preso pro resto da vida... é melhor perder esse mandato do que outra coisa, hahaha

Fica a DICA!

Anônimo disse...

caro Bacana,fico me perguntando o que foi que o Jader fez de diferente para que pessoas que não viram seus governos façam julgamentos condenatorios como se fossem os verdadeiros fichas limpas do país e mais que ficha limpa é essa se o numero de assinaturas foi bem menor que o numero de votos do Jader?Algumas dezenas de pessoas no Pará querem,digo querem mas não conseguiram apagar ou acabar com o nome nem tão pouco o trabalho de Jader pelo Pará e a favor do Pará.O Jader eu sei quem foi e quem é,e vc. Pedro Ivo quem é vc.o que faz fez ou vai fazer pelo Pará,por nós aqui no interior,sabes onde fica Placas?já andastes pelo oeste do Pará? Então meu caro faça por onde pois ele fez e muito por nós do interior.