25 de jan. de 2011

Japão produz chocolate feito com cacau de Tomé-Açu.

"O governador do Pará será o primeiro a provar um chocolate produzido no Japão, com cacau paraense, direto de Tomé-Açu. Os japoneses ainda não estão sabendo dessa novidade, mas o governador já sabe", declarou o cônsul geral do Japão, Ryozo Myoi, no encontro com o governador Simão Jatene na tarde desta segunda-feira (24), no Palácio dos Despachos.

O cônsul explicou que o chocolate apresentado ao governador foi produzido pela Meiji, uma das maiores empresas do ramo no Japão. O produto, que só será lançado naquele país em março de 2012, foi feito com cacau importado do município de Tomé-Açu, no nordeste do Pará, onde é produzido em sistema agroflorestal.

Simão Jatene pediu mais detalhes sobre a exportação de cacau e afirmou que o governo do Estado sempre estará disponível para fazer projetos com a comunidade japonesa. "A relação do Pará com a comunidade japonesa vai além da produção. É uma relação historicamente bonita. Existem algumas regiões do Estado onde nós temos muito nítida a presença de japoneses. Tomé-Açu é um exemplo. Temos muito o que trocar e aprender com essa cultura milenar, que é muito rica", ressaltou.

O secretário de Estado de Agricultura, Hildegardo Nunes, enfatizou a importância do sistema agroflorestal, que tem contribuído para o aumento da geração de emprego e renda em Tomé-Açu. "Recentemente, tive uma reunião na Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepaq) e falamos sobre a Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (Camta). Temos interesse em investir na cooperativa, para produzirmos em escala maior o cacau exportado para o Japão", finalizou.

Cacau - A exportação de amêndoas de cacau de Tomé-Açu para o Japão aumenta a cada ano. Em 2010, foram exportadas cerca de 150 toneladas do fruto. Para 2011, a estimativa é chegar a 180 toneladas. Já para 2012 a meta da Camta é produzir 200 toneladas por ano. "O chocolate produzido no Japão é de altíssima qualidade, por isso a matéria prima também precisa ser. O Pará tem se aperfeiçoado cada vez mais na técnica de produção do cacau e tem grandes chances de aumentar consideravelmente a exportação", concluiu Ryozo Myoi.

O cônsul estava acompanhado de Akira Kusunoki, Fernando Yamada, Yuji Ikuta, Takuo Koyama, Takoshi Nakamura, Francisco Sakaguchi e Zenji Uchiyma. Além de Hildegardo Nunes, o encontro teve a participação do secretário de Estado de Governo, Sérgio Leão.

Bruna Campos - Secom

Nenhum comentário: