29 de jan. de 2011

Um sábado desastroso em Belém

A Real Engenharia tem 27 anos e era considerada uma das mais sólidas financeiramente do mercado. Comandada por Carlos Lima Pães, filho do professor Lima Pães, um dos mais renomados professores de engenharia da UFPA.
O Real Class estava com 50 por cento das unidades vendidas, tinha 34 andares mais cobertura, estava em fase de finalização e sábado era dia de limpeza, com sete funcionários convocados para isso.
Toda manhã um dos filhos do proprietário passava no edifício, e hoje não foi diferente, ele esteve pela manhã na construção.
O desastre aconteceu por volta das 14:30 horas, e a empresa acredita que tinha por lá de 3 a 4 pessoas, o restante já havia saído.
Cada laje tinha por volta de 250 metros quadrados, dois apartamentos por andar e cobertura. A caixa d'água já estava concretada, os apartamentos custavam em torno de 500 mil reais.
Eles seriam entregues no final do ano, alguns já estavam sendo reformados pelos proprietários.
Não é a primeira vez que esse tipo de desastre ocorre na cidade, na Doca de Souza Franco já havia ocorrido algo igual e na cidade velha também, com prédio de quatro andares.
A lajes foram caindo uma sobre a outra e depois caíram sobre a rua. Duas casas foram afetadas com a queda do prédio. Dois prédios podem ter sido afetados pela queda, abalando a estrutura deles.
Engenheiros já foram até o local verificar os estragos.
Segundo a direção da empresa, não havia nada que anunciasse o problema.
O blog conseguiu falar com exclusividade com um diretor da empresa, que afirmou que jamais houve um único precedente nesta obra que justificasse o ocorrido.
Um engenheiro escutado pelo blog disse que é improvável ter ocorrido a queda por conta da chuva e do vento, mas um raio poderia sim derrubar um prédio. Parecia uma implosão disse ele, já que o prédio caiu sentado sobre ele mesmo.
O engenheiro escutado também acredita que o prédio pode ter afundado, representando um possível problema no solo.
A empresa ofereceu hotel para as vitimas e maquinário para ajudar na retirada dos entulhos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Marcelo, a Real ainda é muito sólida. Tem como tirara esse prejuizo financeiro sim.
Agora, quanto a marca, se sobreviver, vai mancar pro resto da vida.

Anônimo disse...

Prezado,

O último nome é PAIS!

Apure com rigor.