29 de abr. de 2011

Priante consegue que Consórcio de Belo Monte doe 2,8 milhões de litros a 11 municípios


Onze municípios da Transamazônica vão receber do Consórcio Norte Energia, responsável pela construção de usina hidrelétrica de Belo Monte, 2,8 milhões de litros de óleo diesel para abastecer máquinas a serem usadas na recuperação e manutenção do tráfego nas estradas vicinais danificadas pelas fortes chuvas que caem na região. A doação foi formalizada ontem (27) pelo presidente da Norte Energia, Carlos Nascimento, ao presidente do Consórcio de Prefeitos de Belo Monte, Eraldo Pimenta, prefeito de Uruará, em reunião em Brasília com o deputado federal José Priante (PMDB-PA), que intercedeu em favor dos municípios da Transamazônica.

Foram contemplados os municípios de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Gurupá, Medicilândia, Pacajás, Placas, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu. Cada município receberá 260 mil litros de óleo diesel, que totalizam cerca de R$ 6 milhões. “É uma ajuda emergencial, que chega para amenizar os problemas que esses municípios estão enfrentando com as chuvas”, declarou Priante.

Carlos Nascimento informou que a ajuda às prefeituras está de acordo com o cronograma de investimentos da Norte Energia, que dispõe de R$ 4 bilhões para investir em eletrificação rural, saúde, educação e infraestrutura básica nos municípios da área de influência da usina. “Com essa doação, estamos cumprindo os compromissos que assumimos”, afirmou.

Pimenta prevê que o combustível doado “é suficiente para abastecer as máquinas durante dois meses de trabalho no máximo, mas dá para enfrentar a chuva”. Depois desse período, para manter a trafegabilidade das vicinais as prefeituras esperam contar com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que não estaria ajudando os municípios. “O Incra é irresponsável, inoperante e ausente na região”, acusou o prefeito.

Segundo Eraldo, apenas Uruará gasta, em média, 1 milhão de litros de combustível por ano para manter serviços básicos da prefeitura. “No ano passado, o investimento do Incra em Uruará foi zero ”, reclamou, dizendo que essa situação se repetiu na maioria dos municípios da região.

Nenhum comentário: