25 de mai. de 2011

Senado aprova plebicito sobre divisão do Pará

A proposta de convocar a população para opinar em um plebicito sobre a divisão do Pará (criação do Estado do Tapajós) foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal, hoje(25). Se a população aprovar a divisão do Estado, Tapajós possuirá 27 municípios (que hoje são do oeste do pará), abrigando cerca de 1,7 milhões de habitantes. Os senadores concordam que é necessária a consulta à população sobre a divisão, desde que haja um estudo de viabilidade técnica, econômica e social para essa reestruturação territorial brasileira.

9 comentários:

ADVOGADO ÉTICO disse...

ATENÇÃO ADVOGADOS COMPROMETIDOS COM A ÉTICA NA POLÍTICA.

A OAB PARÁ ESTARÁ REALIZANDO UMA CAMINHADA CONTRA A CORRUPÇÃO NO PRÓXIMO DIA 28/05/2010. PRECISAMOS DENUNCIAR TODOS OS ATOS DE CORRUPÇÃO QUE MALTRATARAM O PARÁ NOS ÚLTIMOS QUATRO ANOS.

POR ISSO ESTAREMOS DISTRIBUINDO FAIXAS, BANNERS, CARTAZES E INFORMATIVOS DENUNCIANDO OS GRANDES ESQUEMAS DE CORRUPÇÃO QUE VARRERAM O PARÁ NO GOVERNO PETISTA.

JÁ TEMOS UM FARTO MATERIAL À DISPOSIÇÃO DOS COMPANHEIROS.

JÁ TEMOS CERCA DE UMA CENTENA DE ADVOGADOS VOLUNTÁRIOS QUE ESTARÃO DISTRIBUINDO TODO O MATERIAL.

VAMOS MOSTRAR DE UMA VEZ POR TODAS À SOCIEDADE PARAENSE OS DESMANDOS NA ALEPA E A AVALANCHE DE CORRUPÇÃO QUE MARCOU O GOVERNO DA PETISTA ANA JULIA CAREPA.

Marcos Rogerio disse...

e como que estar a situação do estado de carajás??

Anônimo disse...

VC VAI ACOMPANHAR TAMBÉM ESTA CAMINHADA BACANA ?

IA SER BACANA A PARTCIPAÇÃO DOS TOPS DA BLOGOSFERA, POIS MUITAS DENUNCIAS QUE CHEGARAM A SOCIEDADE PARTIRAM DAQUI.

Anônimo disse...

Esta caminhada contra a corrupçao tem que chegar em ITUPIRANGA, aqui esta d mas. o governo aqui é do PT,emagine só.

Francisco Sidou (jornalista) disse...

Não se promove desenvolvimento ou prosperidade com a divisão da pobreza e da escassez.

Francisco Sidou (jornalista) disse...

Não se promove desenvolvimento ou prosperidade com a divisão da pobreza e da escassez.

Anônimo disse...

essa caminhada contra a corrupção tem que passar por são domingos do araguaia.é uma vergonha a administração do prefeito JAIME MODESTO.estar rico com o dinheiro público.KD O MINISTÉRIO PÚBLICO?!!!!

Anônimo disse...

Às vezes dividir é somar...
N verdade, não é possível comprovar se a divisão será positiva ou negativa. Deixando de lado a questão emocional e o interesse das elites e dos políticos, existe um aspecto que não está sendo e nunca será abordado: existe a possibilidade de que a divisão seja benéfica (repito: não é possível provar com antecedência), sob o aspecto prático: Os Estados novos receberão recursos federais e terão grande chance de desenvolvimento. O que restar do Pará tem chances de desenvolvimento também, sob o seguinte aspecto: sem divisão, o que restar do Pará tem 70% do PIB. Isto significa que, dividido, continuaríamos com 70% do PIB, mas sem o resto do território para investir nele. Ou seja, obrariam mais recursos. Outro ponto diz respeito à possibilidade de descoberta de petróleo. Outro ponto diz respeito à violência. Reportagem da ORM mostra que a maior parte da violência está no sul e sudeste, isto significa que, de quebra, nós perderíamos esses índices (onde mataram o casal defensor da floresta?). Outra vantagem: o turismo é mais desenvolvido no Pará dividido, à exceção de Alter. Outro ponto, já temos portos grandes e os novos Estados ainda não. Enfim, temos todas as condições de desenvolvermos o àrá dividido como aconteceu com Goiás. Quem conheceu o Tocantins antes e depois da divisão, pode constatar que a divisão foi benéfica para o TO (no interior é difícil encontrar residências de madeira - a maior parte é de alvenaria). Belém já tem estrutura;basta apenas desenvolver os índices sociais e econômicos, o que com a maior parte dos recursos atuais provavelmente aconteceria. Sobre as riquezas minerais, cabem algumas perguntas: esses recursos já são do Pará, certo? Por que não somos ricos? O que vamos perder, se eles não trazem desenvolvimento, só problemas sociais (visitem a ferroviária de Pebas)? Com 70% do PIB, precisamos deles, se vamos ter que dividi-los com outras regiões? Por último, reflitam por que as elites daqui não querem e as elites de lá querem a divisão. Deixo essas questões para reflexão. Não vou mudar a cabeça de ninguém, sei que o estado não será dividido, mas perderemos uma excelente (provavelmente a única) oportunidade de desenvolver o nosso Pará dividido (sem paixões, sentimentalismos ou interesses políticos), como ocorreu com MT e GO (perguntem se no MS e em TO eles querem voltar pros estados de origem).

unico advogado honesto do pará disse...

CAMINHADA DA OAB CONTRA A CORRUPÇÃO???? CONTA UMA DO CHAVES AGORA!!!!!!!!!!!!!!!!!