22 de jun. de 2011

Prevenção

Um remédio tradicionalmente utilizado no tratamento do diabetes pode ser o novo aliado para a prevenção do câncer de mama. Foi o que indicou um estudo apresentado durante o encontro anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, realizado recentemente em Chicago e que contou com mais de 30 mil especialistas de câncer do mundo inteiro. A pesquisa, conduzida pelo professor Rowan Chlebowski, da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), ainda não traz dados conclusivos, mas apresenta indicativos que podem chegar a resultados animadores em estudos futuros.

O estudo de Chlebowski analisou mulheres diabéticas no período pós-menopausa (a partir de 45 anos de idade). Ao final da observação, o cientista percebeu que as mulheres que se tratavam com metformina, uma droga usada há muitas décadas para o tratamento do diabetes, tinham uma incidência menor de câncer de mama em relação às que não tomavam o remédio. A diferença no surgimento de casos de câncer ficou em torno de 38% entre os dois grupos.

No entanto, antes que os médicos comecem a receitar este remédio para pacientes em idade de maior risco para câncer, é preciso entender que o estudo ainda precisa de um aprofundamento maior.

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

Nenhum comentário: