31 de jan. de 2011

Uma possibilidade

O blog falou com gente do Instituto de Avaliação e Perícias de Engenharia do Pará, em off.
Integrante de lá acredita que o problema, devido a forma do tipo "implosão" na queda do prédio, leva a crer que o problema é no solo.
Quando se faz uma obra é necessário ser feito a avaliação do solo, é retirado amostras do solo até chegarem a um resistente, que pode ser uma rocha.
Aí estaria o problema, segundo ele. Não tem como saber o tamanho da rocha que pode ser enorme ou ter apenas alguns metros.
Se esse for o problema, o edifício ao aumentar de peso fez com que a rocha não aguentasse e cedesse. Ele lembra que isso é extremamente raro, mas pode ter ocorrido sim.
E mais, que a questão do diâmetro de uma rocha não tem como ser medida, " muitas vezes se cava 10, 30, 100 metros ou mais para se chegar a um solo firme, duro, que nos dá a possibilidade de manter determinada estrutura, mas o diâmetro de uma Rocha, por exemplo, não se tem como obter. "
Justamente por não haver como identificar uma causa concreta antes da perícia, a fonte pediu anonimato em sua observação.

Em Obras

Tião Miranda vai ficar na Alepa.
Com isso o PTB encontrou outra forma de manter os holofotes sobre o primeiro suplente, Joaquim Passarinho.
Segundo a Franssi, ele vai para a Secretaria de Obras, cargo inclusive que já ocupou.

Pode dar vaia

Juvenil e Pioneiro podem escutar vaias amanhã.
Está marcada uma manifestação para a hora da posse.

Não deu

O PT ficou chupando o dedo.
Sem Carmona candidato, impossível terem a mínima chance de emplacar um nome na presidência da Alepa.
O partido soprou a candidatura Carmona, esperando que ela subisse. Não deu.
Há quem diga que Jader já havia fechado a questão com Jatene lá no começo, e apenas esperou para ver até onde ia a história de um outro nome como candidato.
Um secretário estadual peemedebista disse ao blog que ficaria muito incomodado em ver seu partido disputando com o partido do Governador o comando da casa. Essa percepção do secretário é o nó da questão.
O PMDB não se sentiu a vontade, tendo cinco secretarias e cinco órgãos públicos sobre o seu comando, disputando com o candidato do governador a Alepa.
O PT soprou, mas o PMDB no final colocou a mão sobre a boca.

Carmona na Alepa

Carmona avisou ao blog que o acordo entre o PMDB e o PSDB para a Alepa foi o seguinte; Pioneiro como presidente nos dois primeiros anos e Carmona nos dois últimos.
Tudo na santa paz.

Pioneiro será o novo presidente da Alepa.


Tudo pronto, tudo certo, Manoel Pioneiro comandará a Alepa pelos próximos dois anos.

Coluna deste domingo - 30.01.11



FOFOCÓDROMO
Não é de hoje que as disputas na Alepa pegam fogo. A questão alí envolve não só acertos diversos, mas principalmente o nível de satisfação dos senhores Deputados com o senhor Governador. Dizem que essa satisfação é sempre volúvel, o que pode gerar votos de protesto já que a votação é secreta. Mas um experiente Deputado Federal lembrou a coluna: “ O percentual de traidores é normalmente de 10%. Lembremos a Santa Ceia.” É...

DIZEM POR AÍ...
Que o PT do Pará já tinha dado até sexta como certo, a Presidência Nacional do Incra. Mas aí o PMDB nacional entrou em campo deixando os petistas muito "P" da vida. Não se resolveu até agora, mas o PMDB nacional quer a vaga.
Nesse final de semana, o PT paraense passa tentando arranjar uma forma de manter o espaço.

ALUNORTE - A Alunorte acaba de receber o prêmio Top Empresarial em Tecnologia, Responsabilidade Social e Qualidade. E vai receber o Top de Ouro da ABS pela segunda vez em Segurança e pela primeira vez em Meio Ambiente.
A Alunorte é hoje a maior refinaria do mundo, emprega 1600 funcionários diretos e gera a mesma quantidade de empregos indiretos. Para este ano, tem a capacidade de 6,3 milhões de toneladas ano, a meta da empresa para esse 2011.

HYDRO - A Hydro, empresa que atua em mais de 40 países e que comprou toda a área de alumínio da Vale – Albrás, Alunorte, CAP e Mineração Paragominas – deve assumir agora em fevereiro. Inclusive com direito a escritório de representação em Belém, comandado por Paulo Ivan. A CAP está iniciando a construção de sua unidade em Barcarena onde vai trabalhar com Alumina, e a Mineração Paragominas já se encontra concluída e em operação.

HYDRO/ VALE - Na verdade, a Vale vendeu a área de alumínio para a Hydro em troca de 22% de ações globais da empresa, se tornando uma sócia mundial.

HYDRO NO MUNDO – A Hydro atua nos negócios de energia e alumínio, ocupa a liderança na extração de óleo, gás e no desenvolvimento de fontes renováveis de energia. Tem 35 mil colaboradores e é a terceira maior empresa fornecedora de alumínio no mundo.


FORTE - Causou enorme admiração no Governador Jatene, na Alepa, no Tribunal de Justiça e na Fiepa, o novo diretor global da Vale, Fábio Espina, que esteve visitando a cidade. Ele já foi diretor da Ambev e Suzano.


60 ANOS - Neste sábado a Yamada entregou 10 caminhões de prêmios. Para a ação foi mobilizado um micro exército de 100 pessoas, passando pelos bairros do Coqueiro, Marambaia, Pedreira, Val-de Cans, Nazaré e Maguarí.
Em todas as entregas Gabi Amarantos participou, e fez pocket show na casa de cada cliente.
Ainda resta a entrega de um caminhão em Santarém e da casa mobiliada com carro na garagem em Macapá, que ocorrerá no próximo mês.


HUT - A Pizza Hut fechou negócio com o shopping do Grupo Leolar em Marabá. Também abre loja dentro de 15 dias em Terezina, e em São Luiz até o final do ano.

FGR - A avenida Boulevard do empreendimento da FGR já começou a ser aberta. Serão 7 condomínios e o primeiro é o Coimbra, que já está em obras. Inclusive, o pórtico em frente a BR começou a ser erguido.

SMART - O lançamento da Marko e da Quality na Antônio Barreto já tem 98 unidades vendidas, de um total de 150. Sucesso total.

NA 14 - A Marko Engenharia lança daqui há dois meses na 14 de março com a Boaventura, um novo empreendimento com apartamentos de 140 metros.

MIRITI - Programado para ser entregue no final de maio, o Miriti lá na BR já está com 50% das ruas asfaltadas, salão social e trapiche quase prontos, e em março haverá evento para mostrar aos clientes como está o condomínio. Novidade; a Marko lança 5 tipos de plantas para quem quiser contratar a empresa para construir sua casa por lá.

PARCERIA - O primeiro empreendimento em parceria da Cyrela com a Direcional será na Mário Covas, esquina da Augusto Montenegro, onde hoje tem um stand de venda e um grande tapume com a logo da Direcional.

FÓRUM - A Arteplan foi a responsável pela elogiada obra do Fórum de Marabá, entregue esses dias. São 4 blocos e 4 mil metros, com a presença de toda cúpula do Tribunal de Justiça.

PELÉ – Em março encerra as matrículas para o horário livre na Pelé Club. O mesmo grupo também estuda abrir uma academia em São Luiz.

ALPHAVILLE - Em maio a marina do Alphaville em Outeiro começa a funcionar. Também deverá ser neste mês o lançamento dos lotes remanascentes da segunda fase e a terceira fase.

CENTRO COMERCIAL - A Gafisa comprou a área da Nordisk na Augusto Montenegro e por lá vai construir novo empreendimento em parceria com a Tenda. Centro comercial na frente com assinatura da Gafisa e blocos residenciais com assinatura da Tenda.

NA GENERALÍSSIMO - Será na Generalíssimo entre Pariquis e Mundurucus, o novo lançamento da Leal Moreira/Agre. Apartamentos de 58 e 79 metros quadrados, com 2 e 3 quartos e possibilidade de suíte. Para maio.

ORÉGANO - A Orégano café-crepe-lanches que fica na Av. Bráz de Aguiar, é a 1º casa especializada em crepes da cidade. O lugar anda cheio todos os dias, e é uma boa pedida para quem gosta de ser bem atendido e comer bem.

OCRIM – O biscoito cream cracker trigolino é produzido pela máquina mais moderna do Brasil e que compõe o parque industrial da Ocrim. A máquina é de tecnologia austríaca e produz 4 mil kg de biscoito por hora.

ESCALPELAMENTO - As vítimas de escalpelamento no Pará agora já contam com uma sede própria em Belém, da Organização Não Governamental dos Ribeirinhos Vitimas de Acidentes de Motor (Orvam).

ESCALPELAMENTO I - A sede erguida em tempo recorde de 12 dias pelo Programa do Gugu, da TV Record, em parceria com a Prefeitura Municipal de Belém, que além de ter doado o terreno de 140 m², disponibilizou maquinário, auxilio no sistema de drenagem e retirou os entulhos da construção. A inauguração e o processo de construção será exibido no programa do Gugu.

PROJETO – Está em fase de aprovação, o projeto que Wilson Oliveira da Aspeb Benefícios está prestes a realizar. Ele quer construir um edifício de salas comerciais destinadas para locação.

FÉRIAS – Mauro Corrêa, Diretor Comercial do Grupo Nazaré, tirou 15 dias de férias com a família. Eles embarcam em um cruzeiro para a Argentina e o Uruguai.

FÉRIAS I – Falando em férias, Alaci Corrêa e a esposa Neuza, embarcam em abril para São Paulo. Vão curtir o novo apartamento que compraram no Auto da Boa Vista.

RECURSOS - A Diretoria da Festa de Nazaré já está em busca de recursos para realizar a maior festa religiosa do mundo. O “Projeto Patrocinador Oficial” está aberto e este ano pretende atingir, no mínimo, 25 cotas para patrocinador e outras 25 para apoiador. A campanha acaba de começar, mas várias empresas já confirmaram seu patrocínio, como Unimed Belém, Bradesco, Delta Gráfica e Editora, Assemb e Imerys Rio Capim Caulim.

ENFERMAGEM - Começou neste final de semana as aulas da pós-graduação em Enfermagem Pediátrica e Neonatal do CPós/Esamaz. O curso, que é coordenado pelo professor Antônio de Pádua, garante dupla especialidade em apenas um curso de pós. Ainda há vagas.

WORKSHOP - Na última sexta-feira e sábado, ocorreu um seminário em Paragominas para discutir o atual momento da legislação ambiental no município, e novas propostas para modernização dessas leis. A proposta foi elaborada pelos advogados Justiniano Netto e Estela de Souza, consultores contratados pelo Imazon para o trabalho.

GRÃO - A Casa da Fraternidade, asilo que cuida de cerca de 40 idosos, é um dos projetos beneficentes da Grande Loja do Estado do Pará em Castanhal, cidade que concedeu ao GM José Nazareno Nogueira Lima, o título de cidadão Castanhalense, na última quinta-feira, na Câmara Municipal, em reconhecimento aos serviços filantrópicos da entidade naquele município.

CÂNCER - O Serviço de Oncohematologia do HSM está se tornando referência para tratamento do câncer hematológico no Pará. No hospital são realizados todos os procedimentos para diagnóstico das doenças onco-hematológicas (câncer do sangue), além de procedimentos de quimioterapia e radioterapia para tratamento das patologias. Assim, com tecnologia de ponta, atendimento humanizado e médicos altamente qualificados, o HSM oferece aos pacientes conforto e tecnologia para um tratamento seguro e eficaz.

BAIXO RISCO - Embora Paragominas seja considerada pelo Ministério da Saúde uma área de baixo risco da dengue, a Prefeitura local já arregaçou as mangas e intensificou os trabalhos de combate, contratando novos agentes e comprando o famoso “fumacê” para borrifar em áreas de maior risco.

CINE - O Unique Shopping Parauapebas acaba de confirmar sua parceria com a Circuito Cinemas, conceituada empresa que instalará quatro salas stadium de última geração e com som digital, sendo uma em 3D, dentro do centro de compras.

DESABRIGADOS - A Minds English School montou um posto de arrecadação da Cruz Vermelha, em prol dos desabrigados das regiões serranas do Rio de Janeiro. Você pode contribuir, doando roupas de frio, leite em pó, alimentos não perecíveis, remédios, fraldas descartáveis e artigos de limpeza pessoal.

PRIME - Maurício Azevedo abriu a Prime, oferecendo consultoria executiva e personalizada, a quem desejar vender ou adquirir imóveis de alto padrão. Em sua carteira, Maurício já conta com uma clientela que inclui Farmácias Big Ben, Marko Engenharia, Quality Engenharia, Supermercados Nazaré e outros clientes de peso.

CHÃO - Moradores da Comunidade "Unidos Venceremos", no bairro da Pedreira, foram beneficiados com títulos de Concessão de Direito de Uso Real (CDUR) de suas terras. No último sábado (29), cerca de 1.200 moradores receberam a garantia de posse de suas habitações. A entrega dos títulos de concessão é resultado do trabalho desenvolvido pelo Programa Chão Legal da Prefeitura de Belém, executado pela Companhia de Desenvolvimento da Área Metropolitana de Belém (Codem).

CHÃO I - O Chão Legal já é considerado um dos maiores projetos de regularização fundiária do Estado do Pará. O título, além do direito de posse da moradia, proporciona ao proprietário da terra acesso às linhas de financiamentos e o registro de seu imóvel.

POSSE - Dia 4 de fevereiro, Asdrubal Mendes Bentes toma posse e assume a Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepaq). O evento será realizado na sede da Sepaq. Eleito Deputado Federal pelo PMDB, Asdrubal passará os próximos dias em Brasília, para que possa ser empossado na Câmara dos Deputados e, enfim, pedir licença para assumir a Sepaq.

Carmona assumirá daqui a dois anos

Carmona avisou ao blog que o combinado entre o PMDB e o PSDB foi o seguinte; nos primeiros dois anos Pioneiro será o presidente e nos dois últimos anos Carmona será o presidente.

Imagens do desastre.




Fonte: DOL

Em Marabá

Maurino Magalhães entrou com pedido de liminar para retornar ao cargo de prefeito de Marabá.
O parecer está nas mãos do juiz Rubens Leão, que até amanha decide se recoloca Maurino no cargo, ou não.
Se não conceder a liminar o deputado João Salame já avisou ao blog; assume a prefeitura de Marabá imediatamente.

Farmácia

Precisa comprar um medicamento durante a madrugada? Não precisa esperar amanhecer. A Farmalíder possui três farmácias 24h em pontos estratégicos da Grande Belém. Nas lojas BR, Independência e Batista Campos, os clientes podem usufruir dos serviços do farmacêutico de plantão com muita segurança.

Juntas.


Zizi Possi e Luiza Possi estarão juntas em show na AP dia 07 de maio, véspera do dia das mães. Mais uma realização da Manga Produções.

Alepa, antes no blog

Como já havíamos adiantado nesse blog, Pioneiro será o candidato a presidente da Alepa com apoio do PMDB, sendo que a primeira secretaria ficará com Simone.

" - Meu filho trabalhava oito horas por dia como engenheiro residente nesse prédio, se houvesse algum indício de problemas acham que eu deixaria ?"

Carlos Lima Paes, proprietário da Real Engenharia, explicando que jamais o prédio Real Class apresentou qualquer tipo de problema.

Novo ponto.

A Ctbel informa que o ponto de ônibus na Gov.Jose Malcher com a 3 de maio , foi removido para Gov.Jose Malcher com a Alc.Cacela.

Laudos

Os próximos dias serão de expectativa por laudos, exames e avaliações sobre as causas e consequências do desabamento do edifício Real Class.

O primeiro laudo a sair foi o dos prédios vizinhos ao Real Class. Os edifícios Londrina e Real Dream foram avaliados e não correm riscos de desabamento.

“Mesmo o edifício Blumenau, que fica ao lado do edifício que desabou não tem restrições na questão estrutural”, diz o engenheiro Paulo Barroso.

O laudo mais demorado é o que irá identificar as possíveis causas do desabamento. Segundo um técnico do Centro de Perícia Cientifica “Renato Chaves”, muitos exames precisarão ser feitos. Alguns fora do Estado.

Os peritos devem analisar desde a fundação da obra, ao tipo de solo, material utilizado, como ferragens e a química do cimento. Barroso comentou as especulações de que o prédio teria ido abaixo por causa dos ventos fortes e da chuva que caía na tarde de sábado, no momento em que o a construção desabou.


Fonte: DOL

De volta pra casa.

Os moradores da travessa 3 de Maio já podem voltar para suas casas a partir de hoje (31). As vistorias realizadas pelo Renato Chaves confirmaram que nenhum dos dois prédios apresenta anomalias estruturais devido ao impacto do desmoronamento.

Animais

A Associação dos Amigos dos Animais (AMA) informou hoje (31) que, já foram retirados 19 animais dos edifícios e casas próximas ao desabamento e todos já foram devolvidos aos donos.

Greve.

Motoristas e cobradores da empresa de transporte rodoviário Viação Perpétuo Socorro, que atende sete bairros de Belém, entraram em greve desde as 4h desta segunda-feira (31).

Os trabalhadores reivindicam o pagamento de hora extra e o cumprimento do acordo coletivo que consta na Ordem Judicial de nº. 342, do Tribunal Superior do Trabalho.

Sessões.

A Assembleia Legislativa do Pará vai realizar sessões nos dias 01 e 02 de fevereiro. São eventos distintos que marcam a mudança da legislatura neste Poder. As duas sessões iniciam às 9h00.

A mão de Deus

Já faz um tempo o mercado imobiliário de Belém está borbulhando.
Construtoras locais e outras nacionais e até internacionais estão lançando cada vez mais empreendimentos por aqui, por conta da farta linha de investimento bancário e do déficit habitacional.
Este mesmo crescimento do mercado também fez crescer o tamanho dos edifícios, a valorização dos terrenos, a escassez de mão de obra e de material de construção.
Faz tempo, por exemplo, que o cimento está difícil de ser encontrado, e já existem construtoras trazendo mão de obra de fora para as obras..
O mercado de Belém tem grandes profissionais na construção civil, gente com reconhecimento nacional pelo trabalho que desenvolve, isso sem contar com as empresas experientes que investem em tecnologia.
O caso do Real Class é alvo de muitas especulações, mas a confirmação dos motivos de tal desastre só poderá ser conhecida dentro de pelo menos um mês.
Ou seja, é leviano qualquer tipo de afirmação sobre os motivos da queda.
O melhor é mesmo esperar as perícias para daí sabermos o que aconteceu.
E os culpados, se eles existem, que sejam punidos.
A morte de uma única pessoa não poderá ser reparada, mas os bens materiais perdidos, esses sim podem ser repostos.
A questão maior sobre o caso é que fiscalizações devem ocorrer de forma mais constante, de forma mais criteriosa.
No fundo, o ocorrido poderia ser muito pior se o prédio estivesse habitado, se fosse um dia de semana com dezenas de trabalhadores ou se o prédio tivesse tombado para o lado, atingindo outro edifício repleto de pessoas.
No meio do caos, no meio do desastre, da tragédia, dá para perceber que a mão de Deus esteve presente evitando que o ocorrido acontecesse em outras ocasiões, como as relatadas acima.
Poderia ter sido muito pior. Ou poderia não ter nada ocorrido.
Quem sabe ?

Parabéns

Foi realmente profissional e competente a cobertura da TV RBA sobre o desabamento, com plantões ao vivo durante várias horas no sábado e no domingo.

Podia ter sido pior

Em dia de semana cerca de cem pessoas trabalhavam na obra.
Se o prédio tivesse desabado para o lado, para a frente ou para trás o estrago seria maior. Ao lado, por exemplo, existe um outro edifício cheio de famílias.
Se o desastre ocorresse quando o edifício fosse entregue aos proprietários que morariam lá, dezenas de pessoas estariam mortas.
Deus é pai.

Proprietário da Real fala

Carlos Lima Paes proprietário da Real Engenharia falou ontem.
Em entrevista coletiva na Fiepa lembrou que não havia nada que pudesse sinalizar que o prédio tivesse qualquer tipo de problema, lembrou que engenheiros faziam a supervisão constantemente da obra assim como mestres de obra.
Também disse que dará total assistência as vitimas e que irá ressarcir todas as famílias envolvidas no acidente. Lembrou que psicólogos e médicos foram enviados as casas dos trabalhadores e que famílias desalojadas foram encaminhadas para um hotel.
Na tarde de domingo uma juíza mandou lacrar a sede da Real, onde um carro da polícia ficará até amanhã para que técnicos possam fazer uma análise dos documentos e computadores da empresa buscando informações que possam ajudar a elucidar o caso.

30 de jan. de 2011

Candidata

A deputada Elcione é candidata a primeira vice presidente da Câmara dos Deputados.

Entrevista

Hoje pela tarde, segundo o Espaço Aberto, Carlos Lima Pães, proprietário da Real Engenharia dará uma entrevista coletiva.
Ele e todo seu corpo técnico.

29 de jan. de 2011

Um sábado desastroso em Belém

A Real Engenharia tem 27 anos e era considerada uma das mais sólidas financeiramente do mercado. Comandada por Carlos Lima Pães, filho do professor Lima Pães, um dos mais renomados professores de engenharia da UFPA.
O Real Class estava com 50 por cento das unidades vendidas, tinha 34 andares mais cobertura, estava em fase de finalização e sábado era dia de limpeza, com sete funcionários convocados para isso.
Toda manhã um dos filhos do proprietário passava no edifício, e hoje não foi diferente, ele esteve pela manhã na construção.
O desastre aconteceu por volta das 14:30 horas, e a empresa acredita que tinha por lá de 3 a 4 pessoas, o restante já havia saído.
Cada laje tinha por volta de 250 metros quadrados, dois apartamentos por andar e cobertura. A caixa d'água já estava concretada, os apartamentos custavam em torno de 500 mil reais.
Eles seriam entregues no final do ano, alguns já estavam sendo reformados pelos proprietários.
Não é a primeira vez que esse tipo de desastre ocorre na cidade, na Doca de Souza Franco já havia ocorrido algo igual e na cidade velha também, com prédio de quatro andares.
A lajes foram caindo uma sobre a outra e depois caíram sobre a rua. Duas casas foram afetadas com a queda do prédio. Dois prédios podem ter sido afetados pela queda, abalando a estrutura deles.
Engenheiros já foram até o local verificar os estragos.
Segundo a direção da empresa, não havia nada que anunciasse o problema.
O blog conseguiu falar com exclusividade com um diretor da empresa, que afirmou que jamais houve um único precedente nesta obra que justificasse o ocorrido.
Um engenheiro escutado pelo blog disse que é improvável ter ocorrido a queda por conta da chuva e do vento, mas um raio poderia sim derrubar um prédio. Parecia uma implosão disse ele, já que o prédio caiu sentado sobre ele mesmo.
O engenheiro escutado também acredita que o prédio pode ter afundado, representando um possível problema no solo.
A empresa ofereceu hotel para as vitimas e maquinário para ajudar na retirada dos entulhos.

Desabamento l

Segundo a Direção da Cosntrutora Real Engenharia, havima apenas 07 operários na obra mo momento - O Prédio estava com os seus 34 andares construídos e mais a caixa d'agua pronta e concretada, o prédio inteiro estava em fase de acabamento e seria entregue aos seus compradores em Dezembro de 2011 - A Real Engenharia tem mais de 30 anos de mercado e já entregou diversos empreendimentos na cidade - Cada laje tinha 250m2 sendo 2 aptos por andar.

Desabamento.

Comentário geral. Movimentação de todos: Prédio em construção na 3 de Maio, com avenida Magalhães Barata.

O prédio teria mais de 30 andares e seria de responsabilidade da Real Construtora. Bombeiros, defesa civil, força nacional, todo mundo está por lá...casas soterradas, carros destruídos, movimentação no local neste momento e muita gente tendo que sair de suas casas porque há risco de outros desabamentos.

Bombeiros inclusive pedem que as pessoas não se desloquem até o local só por curiosidade. A área está isolada.

Falamos por telefone com pessoas que estão no local, outras que moram frente ao prédio...o desespero é grande.

Uma comoção geral. Aqui nosso registro e nossa solidariedade as famílias das vítimas e a todos que estão muito preocupados com suas residencias que ficam nas redondezas do acidente. Voltamos a falar mais do assunto logo mais com outras informações.

Pioneiro e Simone

Pioneiro confirmou ao blog, tudo acertado entre o Governador e o PMDB e ele terá os votos do partido para presidir a Alepa.
Simone Morgado será a primeira secretária na chapa.

28 de jan. de 2011

Parsifal

Parsifal é o nome do PMDB para a primeira secretaria da mesa, na Alepa.

" - Não sei se serão quatro anos, mas dois deve ser."

Pioneiro, ao blog agorinha.
Disse inclusive que as cinco horas se encontra com Jatene para saber o que vem do lado de lá.

Celso deputado

Tá certo.
Celso Sabino sobe pois o PR vai mesmo ficar com uma Secretaria para um deputado estadual.

Posse de Asdrubal.

No próximo dia 4 de fevereiro, às 10h, será realizada a posse de Asdrubal Mendes Bentes, que assumirá a Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepaq). O evento será realizado na sede da Sepaq. Eleito deputado federal pelo PMDB, Asdrubal passará os próximos dias em Brasília para que possa ser empossado na Câmara dos Deputados e, enfim, pedir licença para assumir a Sepaq.

Sema chama aprovados no último concurso público.

O prazo de validade do concurso era de um ano, mas a Sema decidiu prorrogá-lo por igual período. A decisão permite convocar mais concursados aprovados e este grupo chamado em 2011 tem até 17 de fevereiro para se apresentar à nomeação.

Da lista de convocados, cinco são engenheiros florestais, três ambientais, três agrônomos, um matemático e dois auxiliares operacionais.

Parceria.

Colégios da capital, Impacto, Olympicus e Teorema, em parceria com a Secretaria Municipal de Administração (Semad) estão dando descontos a servidores públicos do município de Belém e seus dependentes, incentivando o desenvolvimento sustentável da região, através da formação de cidadãos críticos e competentes nas suas áreas de atuação.

Os descontos irão variar entre 12% e 50%, distribuídos entre os cursos superiores, pós-graduação, ensino infantil, fundamental, médio e cursinhos pré-vestibulares e são válidos somente para novos alunos.

“Brinca Belém”.

A Secretaria Municipal de Esporte Juventude e Lazer (Sejel), da Prefeitura de Belém, lança neste domingo (30) a primeira etapa do projeto “Brinca Belém”, que vai levar esporte e lazer às comunidades durante o ano de 2011.

Essa primeira etapa vai estar integrada à Corrida de Belém, evento que marca o encerramento das comemorações pelo aniversário da cidade e que será realizada também no domingo, com largada e chegada na Doca de Souza Franco.

A Sejel espera a participação de cerca de dois mil atletas. A idéia de unir os dois eventos reforça o objetivo principal da secretaria, que é oportunizar o esporte e o lazer aos cidadãos da cidade.

Nos bastidores corre a seguinte notícia...

Ontem Jader se encontrou com Jatene.
Papo sobre a Alepa
Muita gente diz que o nome de Pioneiro foi bem digerido, e que isso significa mais que dois anos na Alepa, significa quatro.
O que, também significa que se ficar quatro anos na Alepa, Pioneiro não será candidato a prefeito de Ananindeua.
E que a primeira secretaria da mesa seria do PMDB.
Ah, hoje Barbalho se reúne com a bancada peemedebista.

Governador prestigia a posse do novo presidente do TCE

Em discurso afinado, Simão Jatene e Cipriano Sabino falaram sobre a importância do acompanhamento das ações do Estado em todas as suas etapas. O novo presidente enfatizou também, que o Tribunal acompanhará as medidas de contenções de despesas adotadas pelo executivo estadual.
O governador Simão Jatene prestigiou, na noite desta quinta-feira (27), no Hangar, a posse do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), o Conselheiro Cipriano Sabino de Oliveira Júnior, para um mandato de dois anos (2011-2012).
Em seu primeiro discurso como novo presidente, Cipriano Sabino fez referências ao governo do Estado e disse que irá atender as solicitações feitas por Simão Jatene, na semana passada, quando o mesmo visitou as dependências do Tribunal. "O governador nos pediu transparência. É isso que nós vamos fazer, vamos fiscalizar, cobrar e acompanhar tudo que está sendo feito", enfatizou.
O governador afirmou que ficou feliz com as palavras ditas pelo presidente e reforçou a parceria entre o Tribunal de Contas e o poder executivo. "Fui ao Tribunal para dizer que todos devem ser fiscalizados, inclusive o Estado. Fiquei feliz por ele ter reforçado isso em seu discurso de posse. Espero que o executivo e o Tribunal possam caminhar juntos. A transparência não nos incomoda, pelo contrário, ela nos protege", ressaltou o governador.
Entre os maiores desafios que terá que enfrentar em sua gestão, Cipriano Sabino citou a questão de ter que administrar com recursos escassos. Segundo ele, o Tribunal pretende fazer muito mais, gastando bem menos. "Simão Jatene já nos alertou sobre a realidade econômica do Estado e nós estamos dispostos a encará-la e seguir em frente".

Metas - Quanto às metas que espera alcançar ao longo de dois anos de mandato, Sabino elencou algumas que serão prioritárias, como a redução do número de processos que aguardam julgamento desde 1990, a diminuição da carga burocrática nos processos e o acompanhamento da execução de obras públicas desde a licitação até o resultado final. "Isso também foi uma coisa que o governador nos pediu e que nós faremos questão de cumprir", enfatizou.

Também estiveram presentes na cerimônia de posse do novo presidente do TCE-PA, os secretários de estado: Paulo Chaves (Cultura), Hildegardo Nunes (Agricultura), Nilson Chaves (Centur), Sidney Rosa (Projetos Estratégicos) e Alex Fiúza de Mello (Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia).

Fonte: SECRETARIA DE ESTADO DE COMUNICAÇÃO - SECOM

Abrajet- Pará

A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo seção Pará (Abrajet- Pará), em parceria com a Diretoria da Regional Norte da Abrajet Nacional, e com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA), demais entidades e faculdades de turismo do Pará, promove hoje, a palestra “Comunicação e Turismo: Abrindo Caminhos para a Amazônia”, que será ministrada pelo Jornalista Hélcio Estrela, novo presidente da Abrajet Nacional. Em seguida, a nova diretoria será empossada.

Fonte: ASCOM FAEPA/ SENAR-PA

Referência.


O projeto arquitetônico da Estação das Docas, cartão postal de Belém, ganhou destaque no blog Rio, Régua e Compasso, hospedado no site do jornal O Globo. Com o tema "De Belém para o Rio", o artigo publicado nesta quinta-feira (27) mostra que o trabalho de revitalização da área portuária da capital paraense, coordenado pelo arquiteto Paulo Chaves Fernandes, atual secretário de Estado de Cultura, poderia servir como inspiração para a região portuária da cidade do Rio de Janeiro, que é uma das subsedes da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e sede dos Jogos Olímpicos de 2016.
O jornalista Rogério Daflon, um dos autores do blog, afirma que o modelo adotado na Estação das Docas pode contribuir para a construção de instalações olímpicas na região portuária do Rio.
No blog, Paulo Chaves conta detalhes sobre o processo de construção da Estação das Docas, destacando desde as dificuldades que enfrentou até o sucesso do projeto, que depois de concluído deu à população uma imensa janela para a Baía do Guajará, que banha a capital paraense, tornando-se um ponto obrigatório do turismo na cidade, gerando renda e empregos, e contribuindo para elevar a autoestima dos paraenses.

A matéria completa está disponível no site: http://oglobo.globo.com/blogs/rioreguaecompasso

Fonte: SECRETARIA DE ESTADO DE COMUNICAÇÃO - SECOM

Guia de Recolhimento da Contribuição Sindical Rural

O prazo para pagamento da Guia de Recolhimento da Contribuição Sindical Rural, exercício 2011, termina no dia 31 de janeiro para produtores que empreendem atividades econômicas enquadrados como empresários ou empregadores rurais. "É importante estar atento ao prazo, pois, os proprietários que não pagarem dentro do vencimento ficam sujeitos à multa prevista em lei", afirma Eliane Vilela Brosowski, Assessora do Departamento de Arrecadação e Cadastro da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA.
Se o produtor rural realizar o pagamento após a data de vencimento, receberá multa de 10% nos primeiros 30 dias, mais um adicional de 2% por mês subsequente de atraso; juros de mora de 1% ao mês e atualização monetária.

A Guia de Recolhimento já foi enviada pela CNA e o pagamento pode ser efetuado em qualquer agência bancária até o vencimento.
O proprietário rural que, por qualquer motivo, não recebeu o documento, deve procurar o Sindicato Rural do seu município, munido da cópia do Documento de Informação e Apuração do Imposto Territorial Rural (DIAT), para serem adotadas as providências para a emissão de nova guia. A segunda via do documento também pode ser retirada pelo site: www.canaldoprodutor.com.br, no link Contribuição Sindical (abaixo das áreas de atuação).

Fonte: CNA

Banco de Leite.



O Banco de Leite da Santa Casa está precisando de recipientes para armazenamento do leite materno excedente. São vidros dotados de tampas plásticas e com capacidade de armazenamento de até 250 ml ( tamanho médio), fundamentais para atender a necessidade do hospital. Atualmente, são captados pelo Banco de Leite até 380 litros de leite por mês. Esse número é variável, mas consegue atender cerca de 40% dos bebês internados nos berçários da Santa Casa. São crianças prematuras ou com infecções graves, crianças com diarréia prolongada ou ainda alérgicas a outro tipo de leites que não o materno.

O Banco de leite conta, hoje, com cerca de 300 doadoras, a maior parte delas de Belém e Região Metropolitana. Essas voluntárias, cadastradas no Banco através do 0800 7272 057, coletam o leite em casa, armazenando-o em pequenos potes (como os de café solúvel ou de maionese). O produto fica reservado no congelador e, uma vez por semana, são recolhidos por homens e voluntários do programa Bombeiros da Vida, que atua em parceria com a Santa Casa.

Fonte: Ascom Fundação Santa Casa

Brinca Belém

A Secretaria Municipal de Esporte Juventude e Lazer (Sejel), da Prefeitura de Belém, lança neste domingo (30) a primeira etapa do projeto “Brinca Belém”, que vai levar esporte e lazer às comunidades durante o ano de 2011.

Essa primeira etapa vai estar integrada à Corrida de Belém, evento que marca o encerramento das comemorações pelo aniversário da cidade e que será realizada também no domingo, com largada e chegada na Doca de Souza Franco.

A Sejel espera a participação de cerca de dois mil atletas. A idéia de unir os dois eventos reforça o objetivo principal da secretaria, que é oportunizar o esporte e o lazer aos cidadãos da cidade.

Fonte: www.belem.pa.gov.br

Urubu do Ver-o-Peso

O carnaval de Belém terá uma nova atração a partir do primeiro domingo de fevereiro. O bloco Urubu do Ver-o-Peso vai animar a feira e as ruas da Cidade Velha. O símbolo do bloco será representado com um urubu de 10 metros de altura. A novidade é uma iniciativa da Prefeitura de Belém.
Alguns artistas se apresentarão em um palco que será montado na Praça do Relógio, o Urubu do Ver-o-Peso terá os próprios feirantes como brincantes e quer seguir o mesmo sucesso do Galo da Madrugada, do Recife. As marchinhas tradicionais vão ser o forte da festa, que segue até o carnaval.

Posse

Meio mundo poderoso na posse de Cipriano Sabino ao Tribunal de Contas.
Jatene foi.
Hélder, Pioneiro, Carmona, Nadir Neves, empresários, conselheiros de outro tribunal, juízes, Ophir, e mais uma penca de políticos.
Detalhe, lá do Hangar nenhum telefone celular funcionava.
Vai entender.

27 de jan. de 2011

Jordy tem contas aprovadas

O deputado estadual Arnaldo Jordy (PPS), eleito deputado federal com a terceira maior votação do Pará, obteve, em julgamento de ontem, a aprovação das contas da sua campanha, que foram, a priori, rejeitadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA).

Jordy embargou a decisão, apresentado os elementos que, ao seu juízo, elidiriam a reprovação. O TRE-PA, por maioria, acatou as razões do embargo e reformou a decisão, aprovando as contas, o que encerra o episódio, pois o Ministério Público Eleitoral já houvera se manifestado favorável à aprovação. ( Parsifal)

Mabel bem na foto


O deputado Sandro Mabel é um cara querido no Congresso.
falamos com 3 deputados federais hoje, para saber se a candidatura de Mabel pode ter impacto contra a candidatura oficial.
E os três, em termos gerais, falaram a mesma coisa; Mabel é muito querido pelos seus pares e a bancada governista está muito insatisfeita com Dilma, então como o voto é secreto para escolher o presidente da Câmara dos deputados, pode dar...
Ou seja, Mabel pode ser eleito, para desgosto de Dilminha.

Adolescente assistido pela Funcap é aprovado em dois vestibulares.

Um adolescente que cumpre medidas socioeducativas em unidade da Fundação da Criança e do Adolescente do Pará (Funcap) em Santarém, cursará Engenharia Florestal, após ser aprovado no primeiro processo seletivo da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Ele também foi aprovado no curso de Tecnologia de Processos Gerenciais, na Faculdade Integrada do Tapajós (FIT) e no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O jovem, hoje com 18 anos, entrou no sistema socioeducativo da Funcap aos 17, para cumprir medida de internação, sempre com o acompanhamento de pedagogo, psicólogo, assistente social e da própria família, no Centro Socioeducativo do Baixo Amazonas (CSEBA).

A Funcap mantém na unidade de Santarém 44 adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, nos regimes provisório, de internação e semiliberdade. Destes, 35 estão matriculados no ensino fundamental e seis no ensino médio. Agora, um cursará o ensino superior. Apenas dois ainda não estão estudando porque chegaram recentemente, mas a Funcap já está providenciando as matrículas no ensino regular.

Fonte: Funcap

Governador e Vale tratam de investimentos no Estado.

Investimentos em projetos já em execução no Estado e novos investimentos foram assuntos da reunião de trabalho entre o governador Simão Jatene e diretores da mineradora Vale, na tarde desta quarta-feira (26), no Centro Integrado de Governo (CIG). "Hoje, reafirmamos a preocupação do Estado no sentido de que esses investimentos são muito importantes, mas necessitam de ajustes para que não causem impacto na sociedade, e para que sejam implantados após a realização de investimentos em infraestrutura nas localidades onde estão implantados", ressaltou o governador.

Da primeira visita oficial de representantes da mineradora ao governador Simão Jatene, a quem deram as boas vindas e manifestaram apoio, participaram o secretário de Estado de Governo, Sérgio Leão; o diretor Global Jurídico e de Relações Institucionais da Vale, Fábio Eduardo Spina; o diretor presidente Fundação Vale, Silvio Vaz, e o gerente de Relações Institucionais Regional do Pará, Jorge Fernando Gomes Júnior.

Informações: Secom.

Marinor é a nova líder do PSOL no senado.

A liderança do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) para a próxima legislatura já foi definida. A senadora eleita pelo estado do Pará, Marinor Brito, é a nova líder do partido e trabalhará juntamente com o novo vice-líder, o senador eleito pelo estado do Amapá, Randolfe Rodrigues.

Niver com maconha.


Policiais civis e militares encerraram uma festa de aniversário de uma menina de 18 anos, na madrugada desta quarta-feira (26), em Porto Seguro (BA). O motivo da interrupção foi que o evento estava sendo regado a bebidas alcoólicas, cocaína e um bolo de chocolate com maconha. O confeito estava decorado com folhas da droga e cerejas. Vinte e duas pessoas foram detidas, levadas para a delegacia da cidade e liberadas em seguida.

Este post não é apologia, que fique bem claro, mas é que nos causou espanto tamanha ousadia.

O mais presente.


De acordo com levantamento do site Congresso em Foco, o paraense Flexa Ribeiro (PSDB) foi o primeiro colocado, entre todos os senadores do país, em relação ao número de presença. Os dados revelam que Flexa esteve presente em 408 sessões de trabalho no plenário do Senado, das 430 realizadas ao longo da atual legislatura, que iniciou em 2007 e termina no próximo dia 31 de janeiro.

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira (27), mostra ainda que Flexa esteve ausente por licença em 13 oportunidades ao longo dos quatro anos e faltou apenas nove vezes. Depois dele, os mais presentes foram Marco Maciel (DEM-PE) e Sérgio Zambiasi (PTB-RS) com 405 e 396 presenças, respectivamente. A relação dos campeões em assiduidade reúne representantes de nove estados e seis partidos políticos, com destaque para PSDB, DEM, PTB e PMDB.

De todos os senadores, apenas oito compareceram a pelo menos 90% das sessões destinadas a votações na atual legislatura. Além de Flexa Ribeiro, Marco Maciel e Sérgio Zambiasi, alcançaram esse índice de presença Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Eduardo Suplicy (PT-SP), Valter Pereira (PMDB-MS), Demóstenes Torres (DEM-GO) e Epitácio Cafeteira (PTB-MA).

Grão Mestre

A Casa da Fraternidade, asilo que cuida de cerca de 40 idosos, é um dos projetos beneficentes da Grande Loja do Estado do Pará em Castanhal, cidade que concede ao GM José Nazareno Nogueira Lima o título de cidadão Castanhalense, nesta quinta-feira, às19h, na Câmara Municipal, em reconhecimento aos serviços filantrópicos da entidade naquele município.

Manutenção



A área da estrada do Outeiro que fica no distrito de Icoaraci está passando por serviços de manutenção e limpeza realizados pela Agência Distrital de Icoaraci desde segunda-feira. Cerca de 20 agentes de serviços urbanos estão trabalhando na capinação, retirada de entulhos, desentupimento de bueiros e vala. A expectativa da Agência Distrital, é que até amanhã, os serviços estejam concluídos.

Loiraça.


Nada mal a Ellen Roche na capa da Revista Vip de fevereiro.

E-Business.

A Cyrela Brazil Realty lançou o e-Business, que reúne em um só espaço as principais novidades sobre internet na Cyrela e na Living, alem de notícias do mercado e grandes destaques na web.

Além disso, a Cyrela trouxe a praticidade para a ponta dos dedos, com o aplicativo exclusivo para iPhone ou iPod Touch, que permite a busca completa dos empreendimentos da Cyrela em qualquer lugar, onde estiverem.

Solenidade.

Hoje, quinta, acontecerá a solenidade de passagem de comando do Batalhão de Polícia de Choque. O tenente coronel Fernando Augusto Dopazo Noura passará o comando para o major Emmanuel Queiroz Leão Braga.

Também haverá a passagem de comando da Companhia Independente de Polícia Fluvial, do major Luiz Carlos da Silva Leitão para o major Cláudio Roberto Guimarães Matias. O comandante Geral da Polícia Militar, coronel Mário Alfredo Souza Solano, participará da solenidade.

26 de jan. de 2011

Carmona fala ao blog sobre seu nome para presidir a Alepa


O blog acaba de falar com Carmona sobre o seu nome para presidente da Alepa.
Carmona disse: - " Sou de um partido da base do governo, já falei com o PT em minha reunião que somos da base aliada e vamos dar sustentação ao Governo Jatene respeitando a oposição."
Carmona lembrou ao blog que " Não serei candidato a nada, nem ao senado, nem a prefeitura de Belém ou Ananindeua, nem a deputado federal, sou apenas deputado estadual e continuarei sendo deputado estadual. E mais, se eleito, vou ficar os dois anos e não tenho intenção de usar a presidência como trampolim político. Já fui presidente e depois fui candidato a reeleição de deputado estadual, já provei isso."
Martinho lembra que na sua época foram reeleitos 70 % dos deputados da casa.
O deputado acredita que seu nome é lembrado para presidir a casa pelo história que tem dentro da Alepa; " quando presidente todos os partidos foram respeitados, agimos republicanamente, esse é o modo de fazer política correto, somos deputados estaduais todos ali na Alepa, ninguém merece ter privilégios sobre outros, esse será meu trabalho, além de ajudar Jatene na Governabilidade.

Faleceu.


O ator John Herbert, morreu no começo da tarde desta quarta-feira. Ele tinha 81 anos e estava internado desde o dia 5 de janeiro. Foi anunciada, pelo médicos, como causa da morte um enfisema pulmonar. O velório será realizado ainda nesta quarta em São Paulo, no Museu da Imagem e do Som.

SInobras gera mais empregos.

A Trefila da Sinobras iniciou a produção de telas para colunas utilizadas na construção civil. A nova produção vem agregar valor à linha de produtos que já inclui vergalhões, fio-máquina, telas eletrossoldadas, barras mecânicas e treliças.

Com a operação deste novo equipamento foram gerados novos postos de trabalho diretos, o que é positivo para a empresa e para a região.

Eco carnaval.



Desde o dia 9 de janeiro, acontece no bairro da Cidade Velha, o “Eco carnaval”, um evento organizado por André Kaveira e Élida Bráz. O evento pretende receber cerca de 700 mil foliões em 10 semanas de carnaval ,tornando-se o mais longo do Brasil e um dos maiores em mobilização de publico. Centenas de turistas tem passado por lá e ficado encantados com folia que percorre as ruas estreitas do bairro da Cidade Velha.
O “Ecocarnaval” conta com a participação dos blocos “Jambú do Kaveira”, “Fofó de Belém”, “Fofó do Lino”, “Sereia do Rubão”, entre outros.

Raposa no galinheiro

Uma insatisfação enorme dentro de quem fez campanha para o Jatene, na Sespa, Seduc, Secretaria de Tecnologia e até na de Projetos Especiais tem um bando de companheiros do governo anterior agasalhados pelos atuais secretários, e que ficam pelos corredores fazendo pouco dos tucanos.
Teve gente até promovida, deixando os simpatizantes de Jatene chupando o dedo.
Já começa a ser feito um movimento para a noticia chegar até o governador.

Livro.

Acontecerá no próximo dia 3 de fevereiro, na sede da Fiepa, o lançamento do livro “Leis – A Evolução da Sociedade e o Processo Legislativo Contemporâneo”, de Jarbas Porto, advogado e assessor legislativo da Federação das Indústrias do Pará.

Dentre outros temas, o livro aborda, de maneira simples, como o cidadão comum pode interferir na elaboração das leis que regem a sociedade.

" - Espero que os últimos sejam os primeiros"

A frase é de Alessandro Novelino, um dos primeiros a aderir a candidatura Jatene.
Alessandro disse que não tem nada no governo, nem uma assessoria, absolutamente nada.
Ofereceram a Cohab mas ali não dá, disse o deputado.
Depois falaram da Ação Social do governo, mas o PDT quis, Jatene pediu e Novelino abriu mão.
Por isso ele acredita na frase, os últimos serão os primeiros.

Os Possíveis nomes contra o governo

Anotem os nomes que podem votar contra o candidato do Governo na Alepa.
Eliel Faustino - possível candidato a prefeito de Ananindeua, Pioneiro na Alepa poderia prejudicar seus planos.
Júnior Hage - está engasgado com o fato do governo ter tirado sua indicação do Tribunal de Contas.
Pastor Divino - dizem que vai para a CDI, mas já foi ?
Ed - pode até não votar em Carmona, mas não votará em Pioneiro.
Gabriel Guerreiro - o PV foi deixado de lado na composição de sustentação do governo.
Novelino - é considerado um deputado independente e pode votar com ou confere o governo.
Muito amigos de Carmona são Júnior Ferrari, Cássio Andrade e Eduardo Costa.
E dizem por aí que existe dentro PSDB um voto fechado com Carmona.
E mais, o voto é secreto.
Vale lembrar que o PT tem oito deputados e o PMDB mais oito.
Nessa leitura só tem uma forma do Governo ganhar, batendo o martelo com o PMDB e o partido votar fechado com o candidato do governo.

Bordalo diz que o PT apóia Carmona

Falamos com Bordalo, líder da nova bancada do PT na Alepa.
Bordalo disse que a eleição não pode ser um terceiro turno da eleição de governo e que a Alepa tem de ser a mais independente possível, e decidiram apoiar o deputado Carmona.
Bordalo acredita que o PMDB não tem questão fechada até agora e que sinaliza que terá candidato, sendo assim Carmona terá oito votos do PT.
O deputado diz que sente na casa que o Governo está atendendo muito os presidentes do partidos, mas não os deputados, e isso tem gerado uma desconfiança dos parlamentar. Outra lembrança de Bordalo é que nas administrações dos tucanos anteriores, não houve uma atitude republicana, e muitos deputados antigos se lembram disso e tem lá seus receios em relaçáo a um nome do PSDB.
Bordalo lembra que PT com oito votos e PMDB com mais oito faltariam cinco votos para Carmona ser presidente, o que ele julga não ser difícil.
E mais, ele ainda lembrou que o voto é secreto, portanto...

Maurino fala ao blog


" - Decisões judiciais tem de ser respeitadas, mas estou recorrendo e o restante vamos responder no processo, que está em andamento, em fase de investigação. A denúncia foi feita e está sendo feito a investigação, e no processo mostraremos nossa lisura.
Minhas contas de campanha foram aprovadas, fui diplomado e depois de 9 meses vieram com essas indagações de possíveis irregularidades, estão ainda ouvindo testemunhas, vamos falar dentro do processo.
Buscando na justiça humana e na de Deus, retornar ao município para dar continuidade ao nosso trabalho, nosso município tem mais de 120 obras, sem débitos, temos muito trabalho pela frente e pela consciência de que não fizemos nada de errado, saberão os juízes reverter essa situação."

A Música




A Via Láctea
Legião Urbana
Composição: Dado Villa-Lobos/ Renato Russo/ Marcelo Bonfá



..."Hoje a tristeza
Não é passageira
Hoje fiquei com febre
A tarde inteira
E quando chegar a noite
Cada estrela
Parecerá uma lágrima...

Queria ser como os outros
E rir das desgraças da vida
Ou fingir estar sempre bem
Ver a leveza
Das coisas com humor...

Mas não me diga isso...

É só hoje e isso passa
Só me deixe aqui quieto
Isso passa
Amanhã é um outro dia
Não é?...

Eu nem sei porque
Me sinto assim
Vem de repente um anjo
Triste perto de mim...

E essa febre que não passa
E meu sorriso sem graça
Não me dê atenção
Mas obrigado
Por pensar em mim..."

Greve?

Logo mais os servidores do Detran decidem se entram, ou não, de greve. Eles querem reajuste dos salários.

Escola de conselhos.

O professor e Doutor da Universidade Federal do Pará, Salomão Hage, está a frente de mais um projeto de grande relevância para o Estado: é implantação da Escola de Conselhos, que irá permitir formação para os 908 conselheiros tutelares do Pará.

Notícia boa, já que 70% dos conselheiros não tem nenhuma formação.

Pesar.

A Premium Engenharia enviou nota em pesar pelo falecimento de Wlisse Alves Freitas.

"É com profundo pesar que informamos o falecimento de Wlisse Alves Freitas, proprietário da W.M. Gesso LTDA, empresa prestadora de serviços com atuação em Parauapebas.

Wlisse Alves Freitas faleceu após um acidente ocorrido na Rodovia PA 275, no sábado, dia 22 de janeiro de 2011.

Lamentamos a perda e oferecemos aos familiares nossas condolências".

Jatene destaca compromissos na posse de presidente da Cosanpa.

"Fiz questão de vir aqui hoje para festejar a nova diretoria", declarou o governador Simão Jatene na manhã desta terça-feira (25), na solenidade de posse do economista Antonio Rodrigues da Silva Braga na presidência da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). Ao cumprimentar todos os novos diretores, o governador destacou os desafios que enfrentará neste novo mandato.

"Entendo que temos grandes desafios neste Estado, como a pobreza e a desigualdade social, mas temos ainda um potencial muito grande", declarou ele, reafirmando seu compromisso com a sociedade paraense, que o elegeu, e com sua condição de servidor público.

"Temos um compromisso enorme com essa sociedade, e só temos uma saída: sermos capazes de fazer um grande pacto pelo Pará. Sou servidor público há 40 anos.Todos nós servidores públicos fizemos uma opção: servir ao público. A grande maioria possui uma remuneração baixa, mas foi essa a opção que fizemos", ressaltou.

SECOM.

Dossiê

Pelo que apuramos, existe nos bastidores políticos uma grande expectativa por conta de uma possível gravação envolvendo negócios na Sema e deputados estaduais, federais e gente mais graúda.
Dizem inclusive que um dossiê contendo a transcrição dos diálogos gravados já estaria circulando por aí.
Será ?

Tal lá, tal cá

Obama veio com o papo de pacto nacional, ontem no Congresso.
Lembra ou não o Jatene ?
É a crise, meus amigos.
Lá e cá.

Vale Tudo

O canal 37 da Sky está reprisando Vale Tudo, novela de grande sucesso da década de oitenta.
Vendo a gente percebe que o nível da teledramaturgia brasileira caiu pelas tabelas.

Pé...

Deus nos livre do BBB.
Coisa mais chata.

25 de jan. de 2011

Confusão

Nagibinho já tomou posse como prefeito de Marabá até Salame resolver se pega o posto ou até Maurino conseguir voltar.

Êta dia

Tem dias que o que a gente gostaria mesmo de fazer é ficar em baixo da cama, ou pegar um avião para o Nepal.

" Só se fala disso em Marabá, como eu só serei candidato nas próximas eleições e assumo em 2013, não estou acompanhando tão atentamente assim"


Tião Miranda, de bom humor sobre a cassação de Maurino em Marabá.

" Em dois dias decido se assumo ou não"


Salame falou agorinha com o blog, disse que está estudando juridicamente o caso para saber se renuncia ou não ao cargo de deputado para assumir a prefeitura de Marabá.
" - É possível que eu renuncie ao mandato atual, sem perder o recém adquirido - o próximo mandato - e neste novo mandato tenho 60 dias para tomar posse."
Ou seja, em dois dias Salame resolve se assume ou não, até lá acha que tem uma resposta ao questionamento que fez ao Tribunal Eleitoral; " se posso assumir a prefeitura sem perder meu mandato recém conquistado nas urnas."
Detalhe, hoje Salame está fazendo uma bateria de exames de rotina e na hora da notícia que Maurino Magalhães foi cassado, passava por um exame no coração.

Dr Castro fará balanço municipal

O presidente da Câmara Municipal de Belém Dr Castro está desenvolvendo um projeto que visa levantar a situação de toda a cidade.
Para isso os vereadores devem, em breve, visitar os bairros e ouvir as reivindicações da população.
Os maiores problemas serão detectados e listados em um grande relatório a ser encaminhado para a prefeitura, Governo estadual e Governo federal.

"caixa 2" leva a cassação.

Maurino Magalhães, prefeito de Marabá, e seu vice Nagilson Rodrigues Amoury foram cassados em decisão do juiz da 23ª Zona Eleitoral, Cristiano Magalhães Gomes.

A denúncia da existência de um possível "Caixa 2" foi protocolada pelo PPS e levantou suspeitas sobre desvio de verba nas eleições de 2008. Segundo o PPP, Maurino teria se beneficiado de dinheiro, não contabilizado, de um grupo de empresários de Parauapebas.

O presidente da Câmara, Nagib Mutran Neto foi automaticamente empossado no cargo pelo prazo de cinco dias, mas o segundo colocado na eleição, deputado João Salame Neto deve se manisfestar se tem, ou não, interesse em assumir o cargo, após os cinco dias.

Limpem Simon já !!!


Olha como são as coisas.
A Venezuela é um importante parceiro do Pará.
Só de gado em pé exportamos mais de 500 mil cabeças no ano passado.
E o Governo venezuelano se encontrou com Jatene para fechar novos negócios.
Cordialidade daqui, cordialidade dalí e o embaixador da Venezuela não se segurou e fez um pedido ao Governador; " - A estátua de Simon Bolívar - um herói na Venezuela - na Praça Brasil está cheia de lixo, jogada as traças, será que daria para conservar melhor ? "
Jatene deve ter tido vontade de enterrar a cabeça.
Bom, pela quantidade de grana que essess boi representam para o estado, seria bom Jatene pedir ao Dudu para manter 24 horas uma faxineira na estátua, com direito a um guarda municipal tomando conta do comandante venezuelano.
Vai que esse pessoal se aborrece.

Decreto.

Sabe aquele decreto que despertou curiosidade de todos a respeito dos cortes do governo? Pois então. O blog teve acesso a tudo e obviamente vamos dividi-lo com você. Veja na íntegra.

DIÁRIO OFICIAL Nº. 31837 de 20/01/2011

GABINETE DO GOVERNADOR
DECRETOS

Número de Publicação: 197736

DECRETO Nº. 5, DE 19 DE JANEIRO DE 2011

Dispõe sobre medidas de contingenciamento e de controle dos gastos públicos no âmbito da Administração Direta e Indireta do Estado, e dá outras providências.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARÁ, usando das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 135, incisos III, V e VII, “a”, da Constituição Estadual, e

Considerando a necessidade de recuperar os mecanismos de gestão pública e de promover o equilíbrio fiscal do Estado,

D E C R E T A:

Art. 1º As normas e procedimentos estabelecidos neste Decreto aplicam-se à Administração Direta, Fundações e Autarquias e, no que couber, às Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista.

Art. 2º Para o alcance das metas de contingenciamento, as Secretarias de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças (SEPOF) e da Fazenda (SEFA) ficam autorizadas a tomar as medidas de controle orçamentário e financeiro, por meio da gestão do Quadro Detalhado de Quotas Quadrimestrais (QDQQ).

Art. 3º Para a redução das despesas de custeio deverão ser adotados os seguintes procedimentos:

I – os contratos de prestação de serviços e aquisições terão que ser reduzidos em 20% (vinte por cento) do valor originário atualizado, mediante celebração de termo aditivo, conforme previsto no art. 65, § 1º, da Lei 8.666/1993, utilizando, ainda, como parâmetro o banco referencial de preços constante do Sistema de Material e Serviços (SIMAS), gerenciado pela Secretaria de Estado de Administração (SEAD);

II – a prestação de serviços de reprografia e de impressão de documentos deverá ser reduzida em 20% (vinte por cento) da despesa mensal, mediante:

a) o otimização das aquisições pelo Sistema de Registro de Preços;

b) a adoção de mecanismos de controle de cópias;

c) o uso compartilhado das máquinas de reprografia entre as unidades administrativas dos Órgãos e Entidades estaduais;

III – as novas locações de imóveis de terceiros só serão autorizadas se não houver disponibilidade no patrimônio imobiliário do Estado e após a avaliação pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (SEOP) quanto às condições infraestruturais do imóvel e à compatibilidade de preços com o mercado imobiliário;

IV – os Órgãos e Entidades estaduais terão que informar à SEAD, no prazo máximo de 30 dias, a contar da data da publicação deste Decreto, relação dos imóveis locados, identificando a necessidade de manutenção do contrato, os valores pactuados e o prazo de vigência do contrato;

V – o consumo de combustível terá que ser reduzido em 30% (trinta por cento) da média do valor realizado no exercício de 2010;

VI – nos serviços de vigilância deverão ser observadas as seguintes medidas:

a) substituição gradativa dos contratos com empresas de vigilância por sistemas eletrônicos de alarme;

b) contratação de empresas de serviços de vigilância diurna apenas aos Órgãos e Entidades estaduais que atuam diretamente com a arrecadação e guarda de valores;

c) restrição do uso de vigilância armada apenas aos postos de vigilância noturna;

VII – na utilização de veículos oficiais deverão ser adotadas as seguintes medidas:

a) os contratos de locação devem ser precedidos de avaliação da frota própria do Estado, tendo em vista a priorização do uso dos veículos em condições de recuperação;

b) responsabilizar diretamente os motoristas por danos aos veículos, decorrentes de imprudência, imperícia e negligência na condução dos mesmos, assegurando-lhes, nos termos da lei, o direito ao contraditório e à ampla defesa;

c) vedar a utilização dos veículos a pessoas não autorizadas e não habilitadas para o exercício da atividade;

VIII – no uso de telefonia fixa e móvel, observar o cumprimento das seguintes medidas:

a) reduzir em 20% (vinte por cento) os gastos;

b) restringir o acesso às ligações telefônicas interurbanas e celulares via telefone direto das Diretorias e Gabinete dos titulares dos Órgãos e Entidades;

c) limitar o uso dos serviços de telefonia móvel para as autoridades abaixo relacionadas, com os respectivos valores mensais:

1. Chefe da Casa Civil, Chefe da Casa Militar, Secretários de Estado, Procurador-Geral do Estado, dirigentes de Autarquias e Fundações Públicas, Comandante-Geral da Polícia Militar, Comandante do Corpo de Bombeiros, Delegado-Geral da Polícia Civil, Auditor- -Geral do Estado e o Consultor-Geral do Estado – R$ 450,00 (quatrocentos e cinquenta reais);

2. Secretários-Adjuntos e substitutos dos titulares dos Órgãos e Entidades – R$ 225,00 (duzentos e vinte e cinco reais);

3. ocupantes de cargos de Direção, Assessoria de Comunicação e Chefes de Gabinete – R$ 225,00 (duzentos e vinte e cinco reais);

4. Motoristas das autoridades mencionadas nos números 1 e 2 da alínea “c” do inciso VIII deste artigo – R$ 90,00 (noventa reais);

d) na hipótese de serem ultrapassados os limites ora estabelecidos, deverá o servidor apresentar justificativa ao titular do Órgão e Entidade, que a encaminhará à apreciação da SEAD;

e) fica vedada a utilização de linha telefônica móvel pelo servidor que estiver afastado regularmente do exercício do cargo;

IX – o consumo de energia elétrica terá que ser reduzido em 20% (vinte por cento) da média do valor utilizado no exercício de 2010.

Art. 4º A aquisição de passagens áreas terá que ser efetuada com a companhia que oferecer a menor tarifa e taxa de serviço.

Art. 5º As despesas com pessoal e encargos sociais terão que ser reduzidas, a partir de 1º de fevereiro de 2011, nos limites a seguir dispostos:

I – suspender a concessão e o pagamento de hora extra, a gratificação de tempo integral prevista no art. 137 do RJU e a gratificação pela participação em grupo ou comissão especial de trabalho;

II – reduzir em 20% (vinte por cento) a ocupação dos cargos comissionados da estrutura organizacional dos Órgãos e das Entidades estaduais;

III – suspender a criação e a reestruturação de Órgãos e Entidades estaduais que impliquem em aumento de despesa;

IV – suspender a criação de planos de cargos e salários;

V – sobrestar a criação e a majoração de vantagens pecuniárias;

VI – suspender o reajuste e a majoração dos valores atuais do auxílio-alimentação.

Parágrafo único. Excetuam-se do disposto no inciso I a Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (SEDES), a Fundação da Criança e do Adolescente do Pará (FUNCAP) e a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (SUSIPE), no que diz respeito à concessão de gratificação de tempo integral.

Art. 6º Ficam suspensas as contratações sob a forma de serviço temporário.

§ 1º A SEAD, no prazo de 30 dias, a contar da data da publicação deste Decreto, em conjunto com os Órgãos e Entidades estaduais, reavaliarão a necessidade de manutenção dos contratos de servidores temporários existentes, devendo estabelecer processo de realocação interna de pessoal.

§ 2º Excetua-se do disposto no caput a contratação para as áreas de educação, saúde e segurança pública, desde que não tenha concurso público em vigência e candidato apto à nomeação para a atividade a ser suprida, respeitados os termos de ajustamento de conduta firmados pelo Estado.

Art. 7º O pagamento das despesas de exercício anterior e de folhas suplementares fica sobrestado até o reequilíbrio fiscal e financeiro do Estado e após a verificação da regularidade dos mesmos.

Art. 8º Os Órgãos e Entidades que vierem a firmar convênios, com a previsão de contrapartida de recursos do tesouro estadual, submeterão as propostas dos instrumentos à prévia autorização da SEPOF.

Art. 9º Ficam sobrestados:

I – quaisquer novos investimentos, com exceção das áreas de educação, saúde e segurança pública;

II – o pagamento de despesas de exercícios anteriores dos grupos de despesas Outras Despesas Correntes e Investimentos, até que seja atestada a conformidade do débito pelo titular do Órgão e Entidade e da capacidade financeira do Estado;

III – a contratação de serviço de consultoria;

IV – a concessão de diárias para participação de servidores em congressos, seminários e cursos, e outros eventos afins.

Art. 10. As exceções às regras disciplinadas neste Decreto e às demais matérias tratadas em normas específicas de controle de gastos serão submetidas à avaliação das Secretarias de Estado de Governo, de Administração, de Planejamento, Orçamento e Finanças, e da Fazenda, que em conjunto apreciarão e deliberarão sobre o pedido.

Parágrafo único. Excepcionalmente, no caso de concessão da gratificação de tempo de integral prevista no art. 137 do RJU e da hora extra, o limite máximo mensal é de 30% (trinta por cento) do total de servidores do Órgão e Entidade e de 3% (três por cento) do valor total da folha de pagamento, e limitado a 20 horas extras por servidor, respectivamente.

Art. 11. Compete às Secretarias de Estado de Governo (SEGOV), de Administração (SEAD), de Planejamento, Orçamento e Finanças (SEPOF), e da Fazenda (SEFA) acompanhar e controlar as medidas tratadas neste Decreto e elaborar mensalmente relatório a ser enviado ao Chefe do Poder Executivo Estadual.

Art. 12. Revogam-se as disposições em contrário, em especial o Decreto nº. 0095, de 29 de março de 2007, e o Decreto nº. 894, de 3 de abril de 2008.

Art. 13. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

PALÁCIO DO GOVERNO, 19 DE JANEIRO DE 2011.
SIMÃO JATENE

Governador do Estado

Passarela da Júlio César, em Belém, vai funcionar em 15 dias.

Depois da operação rápida e bem sucedida de montagem da estrutura da passarela do projeto Ação Metrópole na Avenida Júlio Cesar, na madrugada desta terça-feira, 25, o engenheiro Paulo Ribeiro, coordenador de planejamento do projeto afirmou que a passarela deve entrar em funcionamento dentro de 15 dias.

Para facilitar a vida dos pedestres, Paulo Ribeiro informou que o governo está conversando com a Companhia de Transportes de Belém (Ctbel) para que a mesma modifique em alguns metros a localização do ponto de ônibus mais próximo ao local. A ideia é estimular a utilização da passarela.

Seduc fará processo seletivo para escolas profissionalizantes.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizará processo seletivo para preencher mais de 6 mil novas vagas nas escolas técnicas profissionalizantes estaduais, anunciou nesta terça-feira (25) o secretário adjunto Cláudio Cavalcanti Ribeiro. A Seduc acatou uma sugestão do Ministério Público Estadual (MPE) para validar o processo de matrícula nessas escolas.

Carnaval Society

O carnaval da AP já está com data marcada para começar. Dia 11 de Fevereiro é o dia do Baile do Hawaí. As bandas FB Mania, Tropa de Choque e o DJ Ivan Davis serão as atrações musicais. E como não podia deixar de acontecer, no dia 26 de fevereiro, o tradicional baile das Máscaras, Paulo Pereira & Banda e o DJ Tarrika garantem a animação dos foliões.

Círio Interativo

Os devotos de Nossa Senhora de Nazaré poderão contribuir para a nova arte do cartaz do Círio de 2011. Será feito um mosaico com fotos dos romeiros . As imagens deverão ser enviadas pela internet, através de um hotsite que ainda será criado.

Sinobrás e Tam

O SINOBRAS em Ação, grupo de voluntariado da SINOBRAS, entrou numa parceria com a TAM Linhas Aéreas, o objetivo é arrecadar doações para as vítimas dos deslizamentos ocorridos na região serrana do Rio de Janeiro.



Os alimentos, água e produtos de higiene pessoal doados serão entregues à Cruz Vermelha das cidades atingidas. Na SINOBRAS, as doações podem ser depositadas em oito tonéis dispostos nas áreas industrial e administrativa. Segundo Patrícia Dutra, coordenadora do SINOBRAS em Ação, é sempre importante ajudar a quem precisa, sobretudo em casos como estes onde as cidades atingidas tiveram muitas perdas. “É a comoção de uma cidade e de famílias inteiras completamente devastadas que fazem com que a gente se mobilize e contribua”, diz.



Na SINOBRAS as doações serão recebidas até a próxima quinta-feira, dia 27.01. Veja o que pode ser doado:





- Água;

- Alimentos não perecíveis;

- Produtos de higiene pessoal;

- Fraldas descartáveis;

- Cobertores;

- Sacos plásticos;

- Roupas e sapatos.

Sexualidade

A Climep realiza neste sábado (29) a Oficina Sexualidade e Adolescência, voltada para adolescentes entre 11 e 17 anos. Duas ginecologistas vão ministrar a oficina, que tem como objetivo esclarecer as principais questões sobre sexualidade.

3D

O Moviecom Castanheira já conta com a primeira sala para exibição de filmes em 3D, com capacidade para 259 lugares. Na estréia, serão exibidos os filmes Enrolados, da Disney, e a primeira animação em 3D brasileira, o Brasil Animado. Ingressos à venda na bilheteria do cinema ou pelo www.moviecom.com.br.

Alunorte

Amanhã (26), a Alunorte será destaque empresarial internacional na 17ª edição do Prêmio Top Empresarial Internacional, promovido pela Associação dos Empresários da Região Sul e Mercosul. Em cerimônia no hotel Maksoud, em Sampa.

Balanço positivo

De janeiro a dezembro de 2010, o volume de atendimentos no Centro de Oncologia do HSM Diagnóstico praticamente triplicou. Isto foi graças a um trabalho árduo para implementar a melhor tecnologia associada à equipe altamente especializada. Em 2011, o hospital estará empenhado em trazer novas tecnologias para o tratamento de câncer e em desenvolver campanhas de prevenção e diagnóstico precoce dos principais tipos de câncer na população paraense.

Esamaz

A Esamaz inicia na próxima terça (01), o primeiro semestre de 2011. Já no dia 04, o diretor de planejamento educacional, Reinaldo Williams Gonçalves irá presidir a solenidade de colação de grau de 13 cursos da instituição, que será no Centro de Eventos da UFPA.

Contando os dias

Ansiedade aumenta a cada dia. No próximo mês, o Conselho da Mulher empresária realizará a 9ª edição da Outlet, na Estação das Docas. Serão quatro dias de feira, com os mais variados produtos e descontos enlouquecedores que chegam até 70%. Não perca esse mega evento com produtos irresistíveis.

Perueiros querem legalização




Não foi só a chuva que surpreendeu nesta manhã, a manifestação dos trabalhadores de transportes alternativos em frente ao Palácio Antônio Lemos também. Os ‘perueiros’ reivindicam que a profissão seja legalizada. Não estranhem se em meio aos trabalhadores estiver algum ou alguns vereadores levantando a mesma bandeira, são ossos do ofício!

Semana do quadrinho nacional

Para mostrar o trabalho dos quadrinhistas, a Biblioteca Pública Arthur Vianna e o Grupo Catarse promovem a segunda edição da Semana do Quadrinho Nacional. O evento teve início nesta segunda-feira (24) e segue até sexta (28), sempre a partir das 14h30, no Hall da Biblioteca Pública Arthur Vianna, no 2º andar do Centur, com vasta programação. A entrada é franca.

Serão realizadas oficinas e haverá exibição de filmes, concurso de quadrinhos e palestras com quadrinhistas paraenses como Joe Bennett, Ruy José e Volney Nazareno. A palestra 'A história dos quadrinhos no mundo, no Brasil e em Belém' deu início à programação da semana.

A partir desta terça (25) será realizada a 'Oficina de História Quadrinhos', ministrada pelos membros do Grupo Catarse, que trabalhará diversas técnicas da arte gráfica, como layout de página, aprimoramento e roteiro. A atividade segue até a sexta-feira (28).

TIM é líder no Pará

Segundo dados da Anatel,a maior fatia do mercado paraense em telefonia é da TIM. Há exatos 12 meses a operadora detinha 36,7% de market share, hoje chega a 39,2%. No Brasil, a operadora ultrapassa 50 milhões de clientes.

Taxa de desemprego é menor no Brasil

Fonte: Agência Estado

O Brasil vem mudando por conta do último Governo e suas estratégias. Apresentando uma taxa de desemprego menor que a dos países de primeiro mundo. Pelo menos nas áreas metropolitanas, abaixo da média mundial.
De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) existem mais jovens desempregados nos Estados Unidos e na Europa que no Brasil.
Antes da crise, em 2007, a taxa de desemprego no Brasil era de 8 2%. Hoje, é de 5,7%. Em 2007, o mundo apresentava desemprego de 5,6%. Atualmente, chega a 6,2%. Nos países ricos, a taxa é de 8 8% em 2010, ante meros 5,8% em 2007. “O Brasil é um dos raros casos onde há uma tendência contrária ao que ocorre pelo mundo”, diz a OIT. Segundo o governo, 2,5 milhões de empregos foram criados em 2010.

Chuvas até sexta feira



Segundo José Raimundo,coordenador do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), avisa: 'É bom o belenenses não tirarem o guarda-chuva da bolsa pelo menos até sexta-feira, quando ela deve dar uma trégua'.

Segundo o coordenador, a chuva desta terça-feira deve persistir durante todo o dia.
Para hoje, a mínima é de 23ºC e a máxima deve chegar a 28ºC, mas o céu ficará nublado durante todo o dia, segundo o Inmet.

Universidade Corporativa Facility

A Estácio, um dos maiores grupos de ensino superior da América Latina, acaba de assinar contrato com o Grupo Facility, presidida pelo executivo David Barioni, para o desenvolvimento da Universidade Corporativa Facility. O objetivo do programa é desenvolver a capacitação contínua dos funcionários da empresa, que atua na gestão compartilhada de serviços corporativos.
O programa abrange consultoria, desenvolvimento de plataforma de gestão, criação e customização de conteúdo para os cursos que serão oferecidos durante o treinamento. No primeiro semestre, a Universidade Corporativa Facility vai atender 120 líderes da empresa, que conta com cerca de 26 mil funcionários.

Coral da Santa Casa convoca

Não é o chamado para as audições do “Ídolos”, mas sim para o Coral da Santa Casa que está selecionando vozes masculinas. Em Março o Coral comemora 13 anos de formação e já possui participações em muitos festivais, entre eles o Festival Internacional de Corais de Belo Horizonte.
Se o seu interesse é participar de canto coral e soltar a voz, esta é uma oportunidade.Os ensaios acontecem sempre às segundas e quartas-feiras, das 13h às 15h, na sala de treinamento, que fica na área administrativa da Santa Casa. Maiores informações pelo telefone 4009 2242, com a coordenadora do Coral Maria Helena Franco.

Ação contra a dengue.

Vários agentes saíram às ruas ontem buscando combater a dengue. A operação iniciou pelos bairros do Curió Utinga, Marco e Terra Firme. A ação foi dividida em três momentos: orientação sobre a doença, fiscalização de focos de mosquitos e recolhimento de entulho.
O primeiro dia da ação foi educativo. A partir dos próximos dias, as mesmas residências visitadas pelas equipes de orientação, receberão as de fiscalização e coleta desse entulho. A meta da prefeitura é visitar uma média de 300 residências em cada bairro da cidade.
Ela disse ainda que a programação vai se estender até que todos os bairros de Belém sejam visitados pelos agentes. Na área metropolitana, os agentes devem chegar só na próxima semana. Outeiro, Mosqueiro, Cotijuba e Icoaraci também estão no cronograma da prefeitura.

Os moradores do bairro do Curió Utinga, que foram os primeiros a receber a ação educativa da prefeitura, ficaram satisfeitos com a iniciativa. “É muito bom porque tem gente que não tem nem noção dos males que a dengue pode causar. Espero que essa campanha se estenda o ano inteiro”, afirmou o aposentado João Noronha.

Fonte:Diário do Pará.

Pará vai exportar 16 mil bois vivos para o Egito em navio australiano.

O primeiro embarque de boi vivo do Brasil para o Egito será realizado na próxima segunda-feira (31), no porto de Vila do Conde, em Barcarena, município do nordeste do Pará. Serão exportados 16 mil animais em navio da empresa australiana Wellard, que comercializa, transporta e vende animais em diversos países, especialmente bovinos e ovinos.

Os diretores Henry Steigiesser e Israel Celli, da Wellard do Brasil Agronegócios Ltda., localizada em São Paulo, foram recebidos nesta segunda-feira (24), em Belém, pelo secretário de Estado de Agricultura, Hildegardo Nunes. Os empresários pediram ao governo do Pará apoio para a continuidade do empreendimento.

A Wellard está começando a operar no Brasil e já mantém negócios no Rio Grande do Sul, Bahia e Pará. É da Região Norte que sairá o primeiro carregamento brasileiro de bois vivos para o Egito em navio de bandeira australiana, direto para o Canal de Suez, um dos principais eixos de escoamento marinho do mundo.

Presidente do TRE faz primeira visita a Simão Jatene

Simão Jatene recebeu, na tarde de ontem, em seu gabinete no Palácio dos Despachos, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA), desembargador João Maroja.

A visita serviu para formalizar atos e reforçar a parceria do Tribunal com o Governo do Estado. "Vim para cumprimentar o governador Simão Jatene e mostrar que o Judiciário estará cada vez mais empenhado em lutar pelo interesse dos paraenses", ressaltou.

Japão produz chocolate feito com cacau de Tomé-Açu.

"O governador do Pará será o primeiro a provar um chocolate produzido no Japão, com cacau paraense, direto de Tomé-Açu. Os japoneses ainda não estão sabendo dessa novidade, mas o governador já sabe", declarou o cônsul geral do Japão, Ryozo Myoi, no encontro com o governador Simão Jatene na tarde desta segunda-feira (24), no Palácio dos Despachos.

O cônsul explicou que o chocolate apresentado ao governador foi produzido pela Meiji, uma das maiores empresas do ramo no Japão. O produto, que só será lançado naquele país em março de 2012, foi feito com cacau importado do município de Tomé-Açu, no nordeste do Pará, onde é produzido em sistema agroflorestal.

Simão Jatene pediu mais detalhes sobre a exportação de cacau e afirmou que o governo do Estado sempre estará disponível para fazer projetos com a comunidade japonesa. "A relação do Pará com a comunidade japonesa vai além da produção. É uma relação historicamente bonita. Existem algumas regiões do Estado onde nós temos muito nítida a presença de japoneses. Tomé-Açu é um exemplo. Temos muito o que trocar e aprender com essa cultura milenar, que é muito rica", ressaltou.

O secretário de Estado de Agricultura, Hildegardo Nunes, enfatizou a importância do sistema agroflorestal, que tem contribuído para o aumento da geração de emprego e renda em Tomé-Açu. "Recentemente, tive uma reunião na Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepaq) e falamos sobre a Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (Camta). Temos interesse em investir na cooperativa, para produzirmos em escala maior o cacau exportado para o Japão", finalizou.

Cacau - A exportação de amêndoas de cacau de Tomé-Açu para o Japão aumenta a cada ano. Em 2010, foram exportadas cerca de 150 toneladas do fruto. Para 2011, a estimativa é chegar a 180 toneladas. Já para 2012 a meta da Camta é produzir 200 toneladas por ano. "O chocolate produzido no Japão é de altíssima qualidade, por isso a matéria prima também precisa ser. O Pará tem se aperfeiçoado cada vez mais na técnica de produção do cacau e tem grandes chances de aumentar consideravelmente a exportação", concluiu Ryozo Myoi.

O cônsul estava acompanhado de Akira Kusunoki, Fernando Yamada, Yuji Ikuta, Takuo Koyama, Takoshi Nakamura, Francisco Sakaguchi e Zenji Uchiyma. Além de Hildegardo Nunes, o encontro teve a participação do secretário de Estado de Governo, Sérgio Leão.

Bruna Campos - Secom

Mais notícias ? Click aí ao lado e seja seguidor do nosso twitter

24 de jan. de 2011

Eu tenho a força

Helenilson Pontes tá que tá.
Sobrou para ele ser interino de secretarias, ou seja, trabalho dobrado.
Dizem que a competência dele é famosa pelas bandas da Pérola, daí a aposta no homem para comandar tanta coisa.
É o que se pode chamar de um vice governador com poderes.
Coisa rara, nos últimos tempos.

Menos grana para os cartolas

A coluna Bacana do Diário deste domingo já avisou aos cartolas, Jatene vai cortar também ali na carne, ou no bolso.
Será diminuído o contrato de repasses de verba governamental para Papão, Remão e todos os outros times do futebol paraense.
Se fosse só por conta o desempenho deles em campo, já seria de bom tamanho, he he.

Desaba prédio do Theatro Victória em Santarém

O Estado do Tapajós faz uma pergunta que queremos repetir aqui; Quem vai processar o Ministério Público pelo desabamento do Theatro Victória ?
Uma ótima pergunta.
O prédio foi cedido em forma de comodato pela prefeitura de Santarém ao MP.
O prédio tem 114 anos e dizem que faltou um cuidado maior com a centenária casa, um possível motivo do desmoronamento.
É bom salientar que fortes chuvas é que derrubaram o prédio, mas uma obra dessas merecia um cuidado redobrado ?
Ou não ?

Prefeitos podem criar consórcio

No encontro de prefeitos comandado por Hélder da Famep, além de prefeitos, secretários de governo também participaram.
E de lá ficamos sabendo que Hélder e Duciomar estão negociando um consórcio para o lixo da região metropolitana, já que o Aurá está próximo de sua capacidade.

Anivaldo explica o motivo pelo qual o PR ainda não bateu o martelo com o Governo

O blog acaba de falar com Anivaldo Vale, comandante do PR no estado. Vale disse que; "Ainda temos alguns ajustem a fazer", sobre o ingresso do partido no governo.
Perguntado sobre o caso de Júnior Hage, indicado para o Tribunal de Contas por Ana Júlia e que teve a indicação retirada por Jatene - junto com todos os outros projetos do governo anterior na Alepa - Anivaldo disse; " Como podemos fazer acordo com o governo se um deputado nosso se manifestou disposto a entrar em litígio contra esse mesmo governo ? Pedi ao deputado que nos ajude a rever essa questão."
O presidente do PR também não vê possibilidade do Governo retornar com a indicação do nome do deputado Hage e explica que ficou sabendo que Jatene havia pedido para Ana não indicar ninguém, talvez ai esteja o motivo da solicitação da retirada do projeto para o nome de Júnior ao Tribunal.
" Claro que não é nada pessoal entre o governador e o deputado, mas o governo passado teve tempo de fazer esse tipo de indicação e não fez, agora as indicações são prerrogativas do atual governo, que tem lá suas diretrizes"
Perguntei sobre quais os espaços que o PR pode vir a ter e ele respondeu que já indicou Marcos Aurélio Oliveira para a Cohab - " um grande nome, não é do partido mas tem competência comprovada por onde passou, certamente será um excelente quadro do governo".
Também está sendo negociado a Escola de Governo, Arcon, Igeprev e a Secretaria de Trabalho.
Os nomes serão discutidos amanhã em reunião que Anivaldo terá com a bancada, onde também será discutido o nome que vai compor a mesa da Alepa.
Eliel Faustino, em primeiro momento disse que não queria ocupar a secretaria segundo Vale, mas o presidente do PR acha que esse pode ser um bom nome, " assim como qualquer outro deputado que temos".

Contra atacando

Fonte do blog garante que Dudu resolveu contra atacar.
A ideia do prefeito é mostrar o que fez, o que não fez e por qual motivo, e iniciar novos projetos de interesse e apoio popular.
A ideia do Dia D que começou a movimentar a cidade por conta da dengue no final de semana, não foi uma ideia de nenhum marketeiro, foi do prefeito que entendeu que ali estava uma ocasião para movimentar a sociedade por conta de uma boa causa e também ter em sua figura o indutor, o comandante de uma conscientização não apenas contra a dengue, mas contra o lixo e o entulho que tomam conta da cidade e que o prefeito já disse ao blog que sem a ajuda da população, a prefeitura não conseguirá resolver.
Outras ações nestes moldes virão.

Capi faz barulho

Capi, senador eleito do Amapá vai radicalizar.
Dia primeiro ele e sua esposa, eleita a deputada mais votada do estado vizinho, vão até o Congresso Nacional para tomar posse.
Posse ?
Isso mesmo.
Mesmo que com problemas na justiça que de uma forma sorrateira tiram o direito do casal, os Capiberibe vão ao Congresso fazer alarde, chamar a atenção, lembrar a imprensa do absurdo que estão passando.
Fazer barulho, como se diz por aí.

Escândalo a vista

Fonte do blog garante, o caso Sema tem um detalhe escabroso; ligações telefônicas comprometedoras até não poder mais envolvendo dois deputados estaduais, dois federais e...
O "e" é a cereja do. bolo.
E bota bolo nisso.

Mãos a obra

Dr. Castro chegou de viagem e resolveu colocar logo as mãos na massa.
Já quer começar no dia primeiro colocando em pauta o regimento interno da casa.
Outro objetivo é o Fundo de Turismo, que quer começar a debater com os seus pares.
Castro nos dará uma entrevista amanha para o Programa Bacana.

Governador Simão Jatene recebe o presidente da Alcoa.

O governador Simão Jatene recebeu nesta segunda-feira (24), em seu gabinete no Palácio dos Despachos, a visita do presidente da Alcoa do Brasil, Franklin Feder. O executivo saiu da reunião falando em visita protocolar sem reivindicações ao Estado. "Nós viemos mesmo foi convidar o governador para visitar a nossa mina de bauxita em Juruti, que está funcionando a pleno vapor, há um ano", disse.

Governo reafirma parcerias comerciais com a Venezuela.

O Pará deve manter e ampliar as boas relações que já existem com o governo da Venezuela. É o que se pode afirmar depois da visita do embaixador daquele país, Maximilian Sanchez, ao governador Simão Jatene na manhã desta segunda-feira, 24. Maximilian chegou por volta das 11h, acompanhado da cônsul venezuelana Leonor Osório Granado, e ficou por mais de uma hora no gabinete do governador, acompanhado dos secretários Sergio Leão (Governo), Hildegardo Nunes (Agricultura), Zenaldo Coutinho (Casa Civil), além de Mário Moreira (Adepará).

Balanço positivo

De janeiro a dezembro de 2010, o volume de atendimentos no Centro de Oncologia do HSM Diagnóstico praticamente triplicou. Em 2011, o hospital estará empenhado em trazer novas tecnologias para o tratamento de câncer e em desenvolver campanhas de prevenção e diagnóstico precoce dos principais tipos de câncer na população paraense.

Trilogia faz show.

Nilson Chaves, Lucinnha Bastos e Mahrco Monteiro, um trio que tem a cara e o talento da música paraense, reune o time “Trilogia” em show beneficente pelas vítimas das enchentes no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (26), às 20h, no Teatro Margarida Schivasappa. Os ingresso serão três quilos de alimentos não perecíveis e estarão disponíveis para troca a partir das 15h, no dia da apresentação, na bilheteria do Teatro.

A cantora Lucinnha Bastos ressalta que a apresentação desta quarta-feira segue a boa idéia do grupo Experiência, que fez edição beneficente do espetáculo “Verde Ver-o-Peso”, na última quarta-feira (19). A peça arrecadou mais de 02 toneladas de alimentos para as vítimas das enchentes, lotando o Teatro Margarida Schivasappa.

(Ascom FCPTN)